Análise de mapas antigos e cartas náuticas enriquece o estudo no 6º Ano

Unidade: Funcionários | 23 Mar 2015

Para introduzir o conteúdo Cartografia, os alunos foram desafiados a analisar mapas antigos e cartas náuticas, para detectar elementos que eram utilizados nas representações do mundo conhecido no período das Grandes Navegações. Os alunos identificaram o registro de desenhos e de outras linguagens gráficas, a disposição espacial de elementos naturais e culturais, como rios, florestas, aldeias e fortes, utilizados para defesa do território.

Segundo a professora de Geografia, Suely Takahashi, essa atividade teve o objetivo de transpor o conteúdo trabalhado no livro didático, com a prática da visualização de mapas antigos e cartas náuticas.

A observação, como base da análise dos mapas antigos e cartas náuticas, contribuiu para que o objetivo de listar os elementos naturais e culturais fosse alcançado, como também o exercício de valores trabalhados pela Pedagogia Logosófica, no trabalho em equipe, tais como a cooperação, a cordialidade, a elevação de propósitos e o respeito pelo outro.

Os alunos desenvolveram a atividade com alegria, disposição e entusiasmo, o que favoreceu a continuidade do conteúdo, com a análise de mapas turísticos de diversas cidades do Brasil.