4º Ano visita o Departamento Municipal de Água e Esgoto

Unidade: Uberlândia | 9 Apr 2019

Em Ciências, a Turma da Paciência (4º Ano) estudou o tema: O que há na água que bebemos?. Os alunos simularam um experimento, no laboratório do Colégio, para conhecerem os processos envolvidos no tratamento da água (decantação, peneiração, floculação e filtragem).

Complementando o experimento, a turma colocou em três placas de Petri: água salgada, água potável e água destilada. Todos esperaram uma semana para observarem o que havia acontecido: a água evaporou, sobrando apenas os resíduos nas placas com água salgada e água potável.

Os alunos constataram que a água que consumem é potável, mas não é pura, pois contém várias substâncias dissolvidas. Eles aprenderam também que podem obter água pura pelo processo de destilação.

O estudo foi culminado com uma visita à ETA (Estação de Tratamento de Água) do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto). A turma assistiu a uma palestra, na qual recebeu informações sobre a região de Uberlândia, onde a água é captada, qual é o seu percurso e como é feito o tratamento na estação.