Turma do 9º Ano conhecem a Cidade Estrutural

Unidade: Brasília | 17 Mar 2015

A Cidade Estrutural é um bairro da região administrativa do SCIA, no Distrito Federal. A sua formação deveu-se a uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal. Os alunos do 9° Ano a visitaram com o objetivo de identificar as criações desta cidade do campo social.

O passeio foi iniciado na Cooperativa Sonho de Liberdade: uma organização sem fins lucrativos que se dedica a reciclagem de madeira descartada. O grupo foi formado por egressos do sistema penitenciário da Papuda, em Brasília, com o objetivo de criar oportunidades para seres humanos historicamente marginalizados e excluídos por preconceitos. Neste momento, os adolescentes tomaram contato com uma realidade que dista da deles e, dessa maneira, foi despertado o sentimento de gratidão pelas oportunidades que têm.

Após, todos foram conhecer o Banco Comunitário que é um serviço financeiro solidário gerido pela própria comunidade.

A partir destas duas visitas, os adolescentes puderam observar uma humanidade que se preocupa com o desenvolvimento da sociedade e, por meio desses exemplos, saíram dessa experiência mais enriquecidos e pensando mais no próximo.