Infantil 4  constrói uma Órbita de Bem

Unidade: Florianópolis | 8 Apr 2019

O que nos aproxima das pessoas? Esta é uma pergunta que surgiu de uma investigação que a turma do Infantil 4 está realizando.

Os alunos escolheram a imagem das órbitas do Sistema Solar como recurso para a investigação e todos estão bastante estimulados a observarem de que forma essa imagem irá ajudá-los a entender como nos aproximamos uns dos outros: da mesma forma que os astros entram em órbita de grandes estrelas, atraídos pela sua densa massa, o cultivo dos sentimentos atraem as pessoas para uma grande órbita de bem.

A turma refletiu que são os sentimentos que aproximam as pessoas; logo as crianças escolheram cultivar o sentimento de amizade, mas cada uma também seria responsável por cultivar mais um sentimento e praticá-lo tanto no Colégio, como em outros ambientes, e observar se a conduta que surgia desse cultivo aproximava ou afastava as pessoas.

Em vários momentos as crianças se referiam ao sentimento que estavam cultivando, como ao emprestar um brinquedo, cultivando a generosidade, ou ao buscar ajuda quando um amigo se machuca, cultivando o sentimento de cuidar do amigo.  Muitas vezes, elas traziam experiências de casa nas quais os pais as auxiliavam a praticar o cultivo dos sentimentos com os irmãos, primos e outros familiares. As rodas de conversa da turma se tornaram ricas com as experiências e todos identificaram que os sentimentos aproximam as pessoas.

Foi formado, assim, a Órbita de bem do Infantil 4, culminando a primeira parte desse estudo com a criação de uma maquete semelhante ao Sistema Solar, na qual cada um representa um planeta da órbita solar e identificado com o nome do sentimento que está cultivando.

“Toda força adquire seu ímpeto à medida que vai atraindo os elementos afins para a sua órbita de ação, ocorrendo a onipresença dessa força tão logo tais elementos se identifiquem com ela.” Pedagogia Logosófica