8° Ano estuda sobre os sentidos

Unidade: Funcionários | 7 Apr 2019

Os alunos do 8° Ano estão aprendendo sobre os sentidos, sendo assim, foi apresentado a eles que existem mecanismos sensoriais que mantêm o organismo permanentemente informado. Além dos dados exteriores, o indivíduo tem informações internas que permitem uma adequação das funções orgânicas às variações de estímulos que se processam nos seus tecidos, órgãos e sistemas.

Como forma de compreender melhor o conteúdo, a professora Milena Almeida realizou práticas no Laboratório de Ciências relacionadas a alguns sentidos.

Para o sentido da visão, foi feito um modelo de olho, no qual era possível visualizar a imagem invertida em relação ao objeto (devido ao fenômeno da refração), como se fosse na retina. Para o sentido da audição, foi feito um modelo de orelha, no qual pudemos observar, através da vibração de um diapasão, o movimento de areias em cima de um papel filme (representando a membrana timpânica) esticado sob um recipiente.

Por fim, os alunos registraram em uma folha suas impressões digitais que foram analisadas através de uma lupa, podendo então, perceber que cada um possuía um traço diferenciado e único.

As atividades foram produtivas, os alunos puderam tirar suas dúvidas e participaram de forma ativa.