Infantil 4 B aprende sobre as raízes na horta do Colégio

Unidade: Funcionários | 15 Mar 2019

Além de muito divertido, frequentar a horta do Colégio é sempre de muito aprendizado prático. As crianças cultivam, plantam, experimentam... enfim, conhecem na prática, muito sobre os cuidados com as plantas e para quê cada uma delas serve.

Em uma das aulas, um dos alunos ficou curioso para descobrir como são as plantas por dentro da terra. A professora Lourdinha Campos então preparou uma aula específica para isso. Primeiro mostrou a eles figuras de um livro com as fases das raízes.  Logo após, mostrou uma planta recentemente retirada da terra, para que os alunos pudessem ver de perto as raízes. A docente também salientou sobre a importância de alimentar a plantinha no tempo certo, para que ela cresça saudável e forte.

A imagem, juntamente com as explicações, foram tão significativas que uma das crianças levantou o dedinho toda empolgada e concluiu: “Professora, eu já sei para o que serve a raiz! Ela funciona como canudinho para a plantinha sugar a água que a gente rega.”

As professoras Shirleia Rocha e Marília Sales disseram que as crianças ficaram felizes e entenderam a importância da raiz para a planta: “Ver as crianças chegarem a essa conclusão é motivador, pois percebemos que o aprendizado está sendo adquirido”, disse uma delas.