Infantil 1 vivencia o período de adaptação com alegria, superação e muitas descobertas

Unidade: Florianópolis | 15 Mar 2019

A turma do Infantil 1 está vivendo o período de adaptação! Para a maioria das crianças e para as famílias é a primeira experiência escolar.

Para viver esse momento com muito afeto e para que as crianças e as famílias possam se adaptar com tranquilidade, as docentes prepararam a Sala Referência e várias atividades que estimulam as crianças a se sentirem seguras no ambiente escolar.

Tudo foi preparado para que, nas atividades específicas, os alunos se sentissem estimulados a aprender. Eles já tiveram o primeiro contato com o espaço de Educação Ambiental (horta), mexeram na terra e começaram a perceber as sensações que ela proporciona.

As crianças também escreveram com giz no papel contact preto e puderam apagar e escrever novamente várias vezes! Brincaram na areia fazendo bolos, enchendo e esvaziando os potes. Foi uma alegria quando pegaram o pincel e aprenderam que podem pintar com água no papel pardo antes de usar a tinta! Quando chegou a hora de usar tinta com os rolinhos e a mão, exercitando assim a coordenação motora e descobrindo as diferentes texturas e sensações que a tinta e a areia proporcionam, todos ficaram muito felizes e estimulados!

Já na Sala Referência os alunos abriram e fecharam os zíperes colados em papelão e o velcro, que ao puxar proporciona um barulho. Cada descoberta é uma alegria e as docentes observaram o quanto essas descobertas os impulsionam a cada dia querer descobrir mais e mais.

“Adaptar-se é, portanto, preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias. O contrário seria nos enganarmos como prisioneiros de um inimigo invisível, real, porém que estaria continuamente abatendo nosso ânimo”. Pedagogia Logosófica