Alunos do 9º Ano refletem sobre a conquista da felicidade na aula de Espanhol

Unidade: Brasília | 15 Mar 2019

Como estudar o uso do subjuntivo na língua espanhola e refletir sobre o que precisamos realizar para conquistar a felicidade?

O objetivo da atividade realizada com os alunos do 9° Ano, além da prática escrita do tempo verbal Presente do Subjuntivo, foi também de promover um momento de reflexão para que os adolescentes pudessem identificar a felicidade nos pequenos gestos, ações, na observação da própria vida, na humanidade e para despertar compreender como cada um pode buscar sua própria felicidade.

A professora de Espanhol, Beatriz Groscoors, por meio do texto de um autor desconhecido, trabalhou com os alunos do 9° Ano a importância do conhecimento para que possamos alcançar a felicidade, confiar mais em nós mesmo e tenhamos uma fortaleza interna. O texto expressava o seguinte:

"Uma árvore, por mais grandiosa e frondosa que seja em seu porte, tem a sua sustentação e força nas raízes. A energia que lhe sustenta e lhe faz crescer está no seu interior, voltada para a terra. E lá, dentro de si, encontra as forças para crescer forte e segura. Deveríamos ser como as árvores. Voltarmos a concentração das nossas energias para dentro de cada um de nós. Centrarmos o equilíbrio no nosso interior, nos fortalecendo de dentro para fora de maneira que possamos crescer lindos, fortes e frondosos. E assim a árvore cresce com um caule forte, mas ao mesmo tempo flexível que precisa se envergar para que não se rompa. Por maior que seja a sua estrutura, a árvore sempre consegue se moldar à intensidade dos ventos, das tempestades e das interferências exteriores. E nós, o quanto somos flexíveis e aceitamos das turbulências da vida? Estamos sempre batendo de frente, sem querer aceitar e compreender os desafios que recebemos. Esquecemos que a força bruta não é a melhor forma de vencer, mas sim, a doce e suave adaptação. Essa faz os fortes serem flexíveis e firmes, mesmo diante dos maiores desafios."

Alunos e professora, fazendo uma analogia da árvore com o ser humano, identificaram que é na energia que está no nosso interior que se encontra a força necessária para o homem crescer e superar-se cada dia mais. Saber identificar e saber utilizar a energia que se encontra dentro de cada um é fundamental para que possamos nos tornar pessoas melhores. Mas que energia é essa? São nossas virtudes, valores, sentimentos nobres e aprendizados de vida.

Os alunos também identificaram que, assim como as árvores que precisam se envergar para que não se rompam, nós também devemos aprender a ser flexíveis, aprender com os erros, a lidar com as dificuldades e a compreender os desafios.

Como expresso no texto, os alunos concluíram que o cultivo da adaptação nos permite ser fortes, flexíveis e firmes mesmo diante dos desafios, e que a felicidade se encontra no saber perceber cada segundo com amor e positividade.

E como os alunos estavam aprendendo o uso do Subjuntivo na língua Espanhola, após estudo e reflexões sobre o texto, eles registraram mensagens para estimular, na comunidade escolar, a vontade de ampliar a força interna e a prática do bem; atitudes que auxiliam o ser a conquistar a felicidade interna. Os registros foram feitos em papéis com formato de folhas e esses papéis formaram a copa de uma árvore que foi denominada, pelos alunos, a árvore da felicidade e do conhecimento.