Turma do 5º pesquisa sobre o Universo e a lei de Hubble

Unidade: Rio de Janeiro | 15 Mar 2019

Vocês já ouviram falar que o Universo está em expansão? É certo que sim. E essa informação deixou muitos alunos intrigados com anseio de saber um pouco mais sobre o assunto. Foi partindo dessa pergunta feita pela professora Andréa, que a turma do 5º Ano foi atrás das informações e aprenderam que nosso Universo não é estático; ele está sempre em expansão.

Para melhor compreensão do fato, a professora lançou mão de um experimento simples e de argumentos científicos sólidos. Ela pegou um balão de aniversário e, com uma caneta, pediu aos alunos para fazer bolinhas separadas umas das outras a uma certa distância. Essa distância entre as bolinhas poderia ser aleatória. Começou, então, a encher o balão e observou atentamente o que acontecia. Notaram que, à medida que o balão enchia de ar, as bolinhas que fizeram afastavam-se umas das outras.

A interpretação do que ocorre com o balão é muito semelhante à interpretação da famosa lei de Hubble. Essa lei da Criação diz que o Universo está em expansão e que é possível medir as velocidades relativas de afastamento ou de aproximação das galáxias através do deslocamento Doppler da luz que elas emitem. Pela observação das galáxias distantes, percebemos que elas estão afastando-se de nós.

Os alunos adoraram aprender sobre este tema! Muitos outros estudos interessantes estão vindo por aí!