Uma lagarta para o Infantil 4B, uma turminha curiosa

Unidade: Funcionários | 14 Mar 2019

Em determinado dia no pátio da Escola, os alunos do Infantil 4B encontraram uma lagarta. Ela tinha lindas cores. As professoras observaram de perto aquela movimentação, onde se ressaltava o temor de algumas crianças, sem saber se o pequeno bichinho poderia oferecer algum perigo. Outras manifestaram a vontade de colocá-lo em uma folhinha, para que ele não ficasse assustado.

Depois de muitos questionamentos – “Será que ela dá choque?”, “A lagarta pica?”, “A lagarta come folha limpa?”, “Será que ela come outras comidinhas?” – a turma e as professoras decidiram levar a lagarta para a sala e procurar uma solução para ela. Decidiram colocá-la numa vasilha transparente, com algumas folhas. Assim poderiam observar o que iria acontecer.

As crianças ficaram muito empolgadas, mas ficariam o final de semana sem poder observar aquela lagartinha. Quando chegaram na segunda, uma surpresa já esperava por eles. A lagarta havia sumido. As professoras pediram aos alunos que observassem um pouco mais, pois o bichinho ainda estava dentro da vasilha, porém de outra forma: aquele bichinho já havia “confeccionado” a sua pupa. Era preciso observar o que iria acontecer nos próximos dias.

Os alunos decidiram procurar compreender melhor sobre aquele bichinho. Como a notícia se espalhou pelo Colégio, o Infantil 4B recebeu de presente do Infantil 2B uma linda borboleta, que havia acabado de sair da pupa. A turma ficou muito feliz com o presente e resolveu soltar a borboleta no Jardim Pedagógico.

A experiência foi tão importante que gerou o Projeto Lagartas e Borboletas.

"Despertar a curiosidade para propiciar um aprendizado significativo; aprender através de experiências; respeitar a natureza, aprendendo a valorizá-la e despertando gratidão pelo que ela nos oferece e viver com alegria cada momento da vida", foram os objetivos das professoras Shirléa Ribeiro e Marília Sales.