Turma do 8º Ano é desafiada a encontrar o valor do Pi

Unidade: Brasília | 11 Mar 2019

O número Pi continua aguçando a curiosidade dos estudiosos ao longo dos séculos. O motivo é que o seu cálculo resulta em trilhões de casas decimais. Entre os babilônios e os egípcios foram encontrados cálculos que se aproximavam do Pi, mas foi apenas no século XVIII que ele passou a fazer parte dos símbolos matemáticos.

Com o objetivo de atender a algumas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos valores em que se sedimentam a Pedagogia Logosófica, os alunos do 8° Ano foram estimulados a pensar em conjunto para chegar ao valor do número Pi. Os adolescentes usaram panelas, forma de bolo, copo, fita métrica… Exercitando o diálogo e a cooperação, eles buscaram formular suas próprias conclusões.

A Pedagogia Logosófica busca estimular, nos jovens, diversas faculdades mentais - pensar, refletir, raciocinar, observar, entender - e também sensíveis. E o trabalho em grupo permitiu a atuação da inteligência e o cultivo de alguns sentimentos: solidariedade, amizade, afeto.

Abaixo, estão listadas as competências gerais da BNCC atendidas nesse momento:

  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Os adolescentes estiveram concentrados em suas investigações durante toda a aula, exercitaram o saber ouvir e o respeito aos diversos pontos de vistas. Eles gostaram muito de poder encontrar as próprias respostas!