Turma do 8º Ano refletiu: O que podemos aprender com o picles?

Unidade: Brasília | 11 Mar 2019

Durante a aula de “Uma Leitura Ética e Cidadã do Mundo”, um aluno do 8° Ano, João Gabriel Muniz, ao se representar por meio de desenho, traçou alguns picles de pepino em uma folha de papel. Ao explicar a imagem para os colegas, o aluno relatou não saber direito porque havia escolhido aquele desenho para lhe retratar e disse, também, que nunca havia comido aquele alimento, que não conhecia seu sabor.

A professora Juliana Póvoa sugeriu então que João Gabriel pesquisasse receitas de picles de outros vegetais e que as levasse para a aula seguinte. E foi então que o aluno surpreendeu a todos; além da receita, ele preparou os picles e os compartilhou com a docente e os colegas. Todos puderam experimentar! E enquanto os colegas saboreavam o alimento, João explicou como o fez; eram de cenoura e de beterraba.

Após esse momento, Juliana promoveu algumas reflexões. Ela recordou que um vegetal, em seu estado natural, é apenas um vegetal, mas que, por meio da inteligência humana, da experimentação, ele pode ser modificado, no caso para as conservas. Os alunos identificaram que, para essa mudança, foram necessárias pesquisas, anotações, experimentações até que se chegasse à receita ideal, à quantidade correta de cada ingrediente.

Concluíram então que, assim como na receita preparada por João Gabriel, há em nós partes doces, azedas e até mesmo ácidas. Mas que assim como os picles, podemos nos modificar e, cultivando a atenção ao que se passa dentro de nós, alcançar resultados muito bons.