Notícias

Página: 640 de 839


Rota fonológica: uma divertida atividade no Infantil 5A

Unidade: Funcionários

A professora Julieta Lima propôs aos alunos uma atividade de consciência fonológica. Dois alunos eram chamados à frente. Eles retiravam do saquinho um objeto. Nesse momento, precisavam pensar quantas partes tinha aquela palavra, ou seja, quantas sílabas. Para cada sílaba, os alunos pulavam um quadrado. Durante a brincadeira, uma coleguinha cultivou a honestidade, ajudando o seu adversário, que havia se enganado e perderia o jogo. Com o auxílio da coleguinha, ele venceu. Não temos (...)

Leia mais

8º Ano aprende sobre o esqueleto humano

Unidade: Funcionários

Foi apresentada aos alunos uma ideia de como é organizado o esqueleto humano, com o objetivo de visualizarem o conjunto e reconhecerem suas partes mais importantes. Os alunos identificaram as estruturas do esqueleto humano, observando com cuidado alguns ossos humanos, especialmente uma réplica de esqueleto humano denominada carinhosamente pelos alunos de “Fred”. Fazendo uso da observação e orientados pela professora Milena Almeida, os alunos puderam concluir que os ossos atuam (...)

Leia mais

Alunos do 9° Ano apresentam trabalho sobre distúrbios genéticos

Unidade: Funcionários

Para adquirirem maior conhecimento acerca de algumas síndromes genéticas, os alunos do 9º Ano realizaram um trabalho em grupo. Este trabalho culminou com a apresentação para os colegas, tendo como principais objetivos: entender o conceito de síndromes genéticas; discutir o que se tem abordado sobre esses distúrbios e identificar as características físicas, psicológicas de um portador, com as consequências em sua vida. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou (...)

Leia mais

2º Ano tem aula interdisciplinar de História e Informática

Unidade: Funcionários

O trabalho interdisciplinar ocorre de forma rotineira nas aulas de Informática, sendo o computador como uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem. Com esse objetivo as crianças do 2º Ano tiveram a oportunidade de praticarem um dos conteúdos da matéria de História, sobre a passagem do tempo, através de um jogo educativo da Editora Brasil - Projeto Jimboê, proposto pela professora Marise França. A atividade continha a seguinte introdução: Com o passar (...)

Leia mais

Infantil 4 exercita o corpo de forma diferente

Unidade: Funcionários

A Educação Física Infantil tem como uma de suas funções, auxiliar no desenvolvimento integral das crianças. Por isso, as aulas são consideradas um momento e um espaço em que os alunos são estimulados a experimentar a corporeidade, dentro de uma dimensão lúdica, buscando todas as possibilidades de viver o movimento. Para isso, os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza utilizam as brincadeiras para estimular inúmeras capacidades cognitivas, motoras e sociais. Com base (...)

Leia mais

Infantil 3A e 3B iniciam o projeto "Corpinho"

Unidade: Funcionários

As professoras prepararam uma surpresa para as crianças do Infantil 3. Inaugurando o projeto Meu Corpinho e os 5 Sentidos. A sala foi preparada e enfeitada para receber as crianças. A sala estava cheirosa, cheia de imagens lindas e com muitas atividades especiais, onde as crianças puderam experimentar texturas diferentes. As crianças se divertiram muito desenhando debaixo da mesa, engatinhando em tapetes ásperos e colchões macios. O Projeto está sendo desenvolvido através de diversas (...)

Leia mais

Turmas do 2º Ano do Ensino Médio vivem linda manhã de observação no Parque Municipal

Unidade: Funcionários

Acompanhados da professora de Biologia Cacilda Lage, da assessora educacional, Luciene Araújo e do funcionário Leonardo Alves, os alunos foram ao Parque Municipal para uma visita de observação das espécies vegetais do local. A visita ao Parque faz parte do processo de aquisição do conhecimento de botânica da disciplina Biologia e, também, é preparo para o projeto Milhas Marinhas 2017, que exigirá grande habilidade no exercício de observar e conviver fora do ambiente do (...)

Leia mais

"Pet Som" é novidade nas aulas de Música do Infantil

Unidade: Funcionários

A professora, Karina Haddad, usando garrafa pet de refrigerante, produziu alguns instrumentos musicais. Conversou com seus alunos sobre reciclagem e como podemos confeccionar instrumentos, usando material que teria como destino o lixo. Explicou também a eles que podemos fazer sons com vários objetos e que esses sons podem virar música. Fizeram uma pesquisa no livro Som e Música, de David Evans e Claudette Williams, para conhecer algumas ideias de instrumentos reciclados. Em seguida, a (...)

Leia mais

2º Ano realiza passeio de estudo ao Museu de Ciências

Unidade: Chapecó

A turma do 2° Ano realizou um passeio de estudos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, sob a orientação das professoras Sandra Fransciscatto, Gislene Turatti e Emanuelli Harter. O objetivo principal da atividade era conhecer aspectos relevantes sobre a Mata Atlântica com os animais e vegetais que existem nela, assim como aqueles que estão em extinção. No Museu de Ciências, os organizadores deste projeto dividiram o tempo em dois momentos. No primeiro, as (...)

Leia mais

Turma do Infantil 2B realiza passeio pela escola e faz muitas descobertas

Unidade: Chapecó

A turma do Infantil 2B, das professoras Luciana Noskoski e Jussara Zandonai, realizou um passeio pelo terreno da escola, com o objetivo de fazer descobertas pela natureza. Todos os alunos saíram com suas lupas, observando o que estava ao redor. Formigueiros, pedras, flores, joaninhas e os peixes no lago. A turma observou que ao passar perto de uma araucária, foram encontrados muitos pinhões! Admirados, olhavam com suas lupas para procurar mais. “Foi uma atividade estimulante que nos (...)

Leia mais