Infantil 4A está aprendendo a exercitar a autonomia

Unidade: Funcionários | 14 Feb 2019

Durante a primeira semana de aula, as professoras Alessandra Salles e Taís Veiga iniciaram um trabalho com a prática de esforços conscientes para a formação de hábitos que favoreçam a autonomia dos alunos.

No momento da chegada, por exemplo, cada criança fica responsável por seu material, retirando a agenda e copo da mochila e colocando-os sobre a bancada da sala. Na saída, as docentes auxiliam na identificação das agendas e cada aluno guarda o seu material na mochila.

Outra atividade planejada com o mesmo objetivo é o que envolve o quadro com fichas de nomes próprios. Ele fica afixado em um local de fácil acesso para os alunos e, nos momentos de registros, cada criança pega a sua ficha para colocar o nome na atividade. As professoras estão atentas para estimular as crianças em diversas atividades do dia a dia.

Considerando que “Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação” é uma das competências da BNCC, as docentes uniram a esse objetivo o estímulo ao cultivo da persistência e da disciplina, como orienta a Pedagogia Logosófica.