Infantil 3A reflete sobre a criação e o Criador

Unidade: Funcionários | 31 Dec 2018

O Infantil 3A, neste ano de 2018, viveu algumas experiências muito interessantes em função de uma inquietude manifestada por uma criança, sobre Deus, durante a leitura do livro: A Barriga de bolona da mamãe.

Em um determinado trecho do livro, o autor diz que Deus havia criado a formiga e que era por isso que a formiga cuidava de seus ovos. Uma criança perguntou: “Deus tem corpo?”. Uma chuva de outras perguntas veio à tona: Deus tem mão? Onde está Deus? Deus fez o prédio?.

Foi aí que as professoras iniciaram o trabalho de pensar um pouco mais neste assunto. O Infantil 3A resolveu compartilhar com a assessora educacional, Renata Pena, as perguntas que tinham.

Em sua primeira ida à sala, a assessora dividiu o quadro em duas partes e escreveu de um lado: perguntas fáceis de responder e do outro lado: perguntas que precisamos investigar mais para responder. Dentre as fáceis, estava: quais são as cores das nossas blusas do uniforme? E dentre as perguntas que requerem estudo, estavam as que fizeram sobre Deus. A partir daí viveram muitos momentos lindos!

As crianças assistiram a um filme sobre o momento em que os pintinhos saem de seus ovos, não havendo nenhum ser humano ajudando. Em sala, as crianças acompanharam com grande expectativa, durante 21 dias, o nascimento dos pintinhos, a partir dos ovos em estavam numa incubadora. Observaram a realidade desse processo tão lindo da criação e puderam confirmar o que assistiram no filme.

Em outra semana a turma assistiu um filme sobre como ocorre a transformação da lagarta em borboleta. A assessora perguntou para as crianças: e nós, seres humanos, podemos também nos transformar? Uma criança respondeu: “a gente transforma de bebê para criança”, outro completou “e de criança para adulto!” Conversaram também sobre a oportunidade que o ser humano tem de se transformar internamente, de transformar as atitudes! Este é um conceito que tem ficado muito claro para eles.

Em ambas as experiências as crianças foram levadas a refletir que esses são processos da natureza, comandados pelo Criador. A turminha também fez muitas observações e reflexões sobre as flores – naturais e artificiais! Foram momentos muito sensíveis junto às crianças do Infantil 3, nesta busca por entender onde está o Criador, propiciando reflexões e ensinando a cultivar o sentimento de gratidão por sermos, também, parte da Criação e por termos tantas capacidades importantes que nos possibilitam sermos melhores e fazer o bem.