Infantil 5A conversa sobre “Ser bom, mas não ser tolo”

Unidade: Funcionários | 31 Dec 2018

O que é ser bom? O que é ser tolo?

Frente a uma necessidade identificada na turma, a  assessora Renata Pena trabalhou com as crianças o conceito de amizade. Ser um bom amigo não é ter a posse do coleguinha, mas  compreender  que cada um tem o direito e o dever de defender com valentia o que sente e pensa, ainda que não seja o mesmo que o outro pensa e sente.

A assessora e as professoras fizeram alguns esquetes para que as crianças identificassem se a criança representada estaria sendo boa ou tola. As situações eram muito práticas: emprestar seu brinquedo para o colega, porque ele a ameaçou não convidá-la para o seu aniversário; querer brincar junto de um grupo de colegas e não ser aceito, e ai fugir e chorar, entre outras. E a pergunta era apresentada para refletir: “A criança foi boa ou tola?”.

Durante a conversa e a apresentação dos esquetes as crianças demonstraram entusiasmo ao relacionar o que viram e escutaram com o que vivem no dia a dia, na convivência com os colegas e os esforços que já têm feito no sentido de cultivarem a amizade com bondade e valentia.

A apresentação do livro “Você tem um segredo?” culminou uma parte importante do trabalho. As crianças entenderam que há segredos que podemos guardar: são aqueles que nos fazem bem e nos deixam felizes e a outras pessoas também. Há outros segredos que não se guardam, quando nos fazem sentir incomodados, preocupados. Neste caso precisamos buscar a ajuda de um adulto em quem confiamos.  As crianças registraram os segredos que as fazem felizes e os que entenderam que precisam compartilhar com um adulto.