Infantil 4 vespertino finaliza estudos sobre consumo consciente vinculando ao projeto de Educação Financeira

Unidade: Goiânia | 31 Dec 2018

Para trabalhar a proposta do projeto da Educação Financeira vinculada ao tema Consumo consciente, as professoras do Infantil 4 vespertino, Hellen de Paula e Raiane, conduziram as crianças  através de perguntas sobre o que seria um  sonho material e  um sonho imaterial. Assim, foi possível refletir sobre os sonhos que custam dinheiro e os sonhos que não custam dinheiro; foi possível aprender que algumas coisas na vida não podemos comprar, mas cultivar e oferecer através do afeto, da alegria, da colaboração e do respeito a todas as pessoas. Foi ressaltado também sobre a importância de poupar para conseguir juntar dinheiro para alcançar o objetivo do sonho material, bem como pensar na necessidade do consumo e o que pode ser considerado supérfluo.

A partir dessa atividade, as professoras propuseram a escolha de um sonho material coletivo para que todos pudessem realizar no final do mês de novembro. A turma escolheu ter o Dia do Sorvete. Para isto, as docentes contaram a colaboração das famílias para que também realizassem essas reflexões no ambiente familiar. E durante todo o mês, à medida que a criança conseguisse poupar, ela poderia depositar a quantia no cofrinho da turma.

No dia determinado, o cofrinho foi aberto e os alunos observaram que haviam conseguido alcançar o objetivo do sonho material da turma. Então, foi feita uma votação para saber as preferências dos sabores de sorvete. “Recordamos o objetivo do cofrinho coletivo e ressaltamos o esforço que cada criança realizou para conseguir concretizar o propósito estabelecido”, pontuou a professora Hellen.

No dia seguinte, as professoras chegaram com os potes de sorvete com os sabores escolhidos e, após o lanche, desfrutaram de um momento muito delicioso e significativo. “Aproveitamos para recordar sobre as coisas que o dinheiro não pode comprar, como por exemplo, os amigos e momentos felizes, assim como o que estávamos tendo a oportunidade de realizar, estreitando os vínculos de amizade e respeito, sabendo esperar a vez para tomar o sorvete”, disseram.