Notícias

Página: 622 de 839


Colégio Logosófico realiza Encontro das Famílias, promove bazar solidário e ajuda funcionário da Instituição

Unidade: Rio de Janeiro

O ano de 2017 tem oferecido grandes oportunidades de cultivar inúmeras atitudes de bem. No sábado letivo, dia do Encontro das Famílias, alunos, pais, funcionários e amigos do Colégio Logosófico – Unidade Rio de Janeiro se uniram em prol de um grande propósito humanitário:  um bazar solidário feito de doações e especialmente montado na escola para arrecadar fundos para comprar remédios vitais para a recuperação de Sr. Francisco, funcionário do restaurante que é muito (...)

Leia mais

Infantil e 1º Ano apresentam a Festa da Família

Unidade: Rio de Janeiro

A Festa da Família do Infantil e 1º Ano foi pensada com muito afeto! Neste ano, foi planejado algo diferente para o momento do palco: um formato totalmente interativo, no qual não há limites entre o espectador e o artista em cena. Assim, pais e filhos representaram juntos ações conduzidas pelos professores em seus devidos setores que personificavam grupos específicos e valores. Desse modo, o Cientista representava a Colaboração, o Detetive a observação, o Explorador (...)

Leia mais

Pequeninos do Infantil 1 aprendem virtudes importantes sobre a convivência e a família

Unidade: Florianópolis

Quantas coisas podemos aprender em família? A família é a nossa primeira experiência de vida em sociedade e é onde aprendemos, em um primeiro momento, a respeitar e conviver com a gente mesmo e com o outro. O Encontro das Famílias, atividade que faz parte do Projeto Institucional da Família, visa valorizar o precioso tesouro que é a família e despertar nas crianças a vontade e a iniciativa de serem cada dia melhores, desfrutando dessa bela oportunidade que é conviver em (...)

Leia mais

Fundamental 4 responde à questão “Como reduzir os danos ambientais?”

Unidade: Florianópolis

A turma do 4º Ano do Fundamental estudou as etapas de fabricação do papel e como esta produção pode prejudicar o meio ambiente. As professoras apresentaram, então, a questão: como seria possível reduzir os danos ambientais causados para fabricar o papel? Por meio das reflexões e conversas em sala, as crianças chegaram à resposta de que uma alternativa seria a reciclagem do papel, porque, desta forma, estaríamos contribuindo para a preservação do nosso planeta. Com a (...)

Leia mais

Turma do Fundamental 2 estuda o gênero textual “receita” e faz delicioso pão de queijo

Unidade: Florianópolis

A turma do 2º Ano do Fundamental estudou o gênero textual Receita e conheceu este tipo de texto instrucional. As crianças leram a receita de um pão de queijo, presente no livro didático. O Menino Maluquinho, personagem conhecido pelas crianças, ensinou passo a passo da receita em uma história em quadrinhos. As crianças observaram que este texto instrucional possui uma ordem e que é importante segui-la para terem sucesso na elaboração do alimento. Elas ficaram muito empolgadas (...)

Leia mais

Fundamental 2 faz tinta com semente do urucum

Unidade: Florianópolis

A turma do 2º Ano do Fundamental estudou sobre a polinização das plantas com o livro do Plantas, animais e ciclo de vida, da Editora Abramundo/Experimenta. Os alunos descobriram que após algumas plantas serem polinizadas, formam o fruto que, por sua vez, libera as sementes. Com isso, eles conheceram a semente do urucum, uma planta comum da floresta Amazônica.  O fruto seco é utilizado por muitas tribos de índios brasileiros para pintar o corpo. A turma também descobriu que essas (...)

Leia mais

4º Ano recebe cartinhas de alunos de Buenos Aires e cultiva um nobre sentimento: a amizade

Unidade: Florianópolis

A turma do 4º Ano do Colégio Logosófico – Unidade Florianópolis recebeu durante o 8º ENDEL da turma do 5º Ano do Colégio de Buenos Aires, várias cartinhas afetuosas contando como é sua escola, a cidade em que moram, as coisas que mais gostam de fazer e o que aprendem na escola além das matérias curriculares. O 4ª Ano ficou muito feliz em receber dos colegas tantas demonstrações de afeto e interesse em conhecer mais sobre quem somos e como vivemos. Ao respondê-las, as (...)

Leia mais

Infantil 2A e 2B fazem móveis de papelão para brincarem de casinha com as famílias

Unidade: Florianópolis

O último sábado letivo da Unidade Florianópolis teve o tema Encontro das Famílias. As turmas do Infantil 2A e 2B realizaram um teatro com os personagens Marcelino, o Papai e a Mamãe, com os quais  as crianças já estão familiarizadas e gostam muito. Essa atividade envolveu os conceitos logosóficos de família, colaboração, gratidão e respeito. Enquanto isso, os pais, mães, tios e avós das crianças participavam de uma palestra no auditório sobre Melhores atitudes, melhor (...)

Leia mais

Turma do 4º Ano aprende sobre a Imigração Japonesa no Brasil, com relato de empresário chapecoense

Unidade: Chapecó

A turma do 4º Ano, dentro do projeto Movimentos Migratórios no Brasil de Ontem e Hoje, recebeu a visita do Sr. Nelson Akimoto, estudante de Logosofia e empresário. O Sr. Akimoto contou para a turma sobre sua descendência japonesa: seu pai nasceu no Japão e veio ainda criança para o Brasil. Relatou sobre as dificuldades enfrentadas pela família, como foi desbravar um novo mundo, com uma cultura, hábitos e alimentação muito diferentes das suas origens. Para o aluno Eduardo G. (...)

Leia mais

Turma do Infantil 5 realiza estudo sobre a história da escrita

Unidade: Chapecó

Após aprender um pouco mais sobre as primeiras formas de escrita, a turma do Infantil 5 iniciou uma pintura que serviria de base para a construção de uma caverna. Enquanto desenhavam, os alunos imaginavam-se como os homens que viviam na pré-história, escrevendo o que haviam feito no dia, como: pescar, caçar, fazer fogueira, colher frutas... Depois de pronta a pintura, foi só montar a caverna em frente à sala da turma. Para entrar na sala era preciso passar pela caverna. Até mesmo as (...)

Leia mais