Página: 621 de 841
Lançamento do livro dos 50 anos do Colégio Logosófico no Brasil
Foi lançado, com muita alegria, um livro com algo da história dos primeiros 50 anos do Colégio Logosófico no Brasil, em Belo Horizonte. O livro, intitulado 50 anos de uma feliz trajetória foi organizado pelos ex-diretores do Colégio: Neuza do Carmo e Francisco Liberato Póvoa Filho. Com uma primorosa diagramação, o livro é composto por 34 capítulos e 4 anexos, tais como: - Capítulo 1 - Uma história que começa muito antes de 1963 - Capítulo 3 - Estava clara a decisão (...)
Leia maisTurmas do 8° e 9° Ano aprendem sobre a política brasileira com o professor Marcelo Cruvinel
Durante as aulas de Geografia, os alunos do 8° e 9° Ano manifestaram o interesse em entender melhor a situação política pela qual o Brasil está passando. Os adolescentes faziam muitas perguntas acerca do assunto e, diante desta demanda, a professora de Geografia Irina Alves programou uma aula com o tema Atualidades do panorama político brasileiro. Para que o tema fosse desenvolvido com maior propriedade e por alguém que conhecesse o assunto com profundidade, o professor de Direito e (...)
Leia maisAlunos do 7° Ano produzem maquetes que retratam a industrialização no Brasil
Após o estudo sobre a industrialização no Brasil, a professora de Geografia do 7º Ano, Irina Alves, dividiu a turma em grupos para que os alunos pudessem realizar uma atividade que gostam muito: fazer maquetes. Dessa maneira, durante as aulas da segunda quinzena de junho, os discentes estiveram bastante focados neste labor. Por meio das maquetes, tinham o objetivo de revisar e fixar o conteúdo estudado. Cada grupo ficou responsável por representar um tipo de indústria de (...)
Leia maisTurmas do 2º ao 5º Ano culminam de forma estimulante o projeto “Família, minha joia rara”
Para culminar o tema do bimestre Família, minha joia rara, os alunos do Fundamental 1 fizeram uma tarde denominada Cinema em família. Para a ocasião foi escolhido o Imagine só, com Eddie Murphy. Antes do filme, foi feita uma gravação com as crianças respondendo à pergunta: “o que mais gostam de fazer em família?” As crianças responderam de diferentes formas, mas diante de tantas respostas, estava presente: assistir a um bom filme, ir ao parque e almoçar juntos. As (...)
Leia maisTurmas do 6° ao 9° Ano prepararam um brunch para as famílias
O segundo bimestre teve como tema de trabalho Família – minha joia rara. Esse tema proporcionou aos adolescentes do Fundamental 2 viverem momentos muito felizes, recheados de ternas recordações, de afeto e aconchego. Para retribuir ao bem que recebem de seus familiares, os alunos do 6° ao 9° Ano realizaram um brunch e deram o nome de Amor em Delícias para a atividade. Eles se dividiram em 7 grupos e cada um desses grupos se responsabilizou por um elemento do brunch: decoração (...)
Leia maisInfantil 3 realiza o cultivo de alface e aprende sobre os valores internos
Para ensinar valores como a paciência, a suavidade, a disciplina, a colaboração e o cuidado, e também para estimular uma alimentação saudável, cada aluno da Turma da Generosidade (Infantil 3) recebeu uma muda de alface para plantar na jardineira do pátio da sala. Com a ajuda das professoras Polyana Nunes e Ana Paula Lopes todos plantaram e foram incentivados a cuidar dela, regando e tirando o matinho que de vez em quando aparecia. As crianças eram estimuladas também a observar e (...)
Leia maisTurmas do Infantil realizam diversas atividades afetuosas ao longo do Projeto “Família”
As turmas do Infantil estão se preparando para a Festa da Família, e para tanto realizaram o projeto Família a fim de hierarquizar conceitos que permeiam as relações entre pais e filhos, irmãos, avós, tios e primos. Durante o mês de junho foram feitas rodinhas com fotos enviadas pelas famílias dos alunos. Ao verem as fotos, as crianças contavam aos amigos um pouquinho sobre sua família: o que gostam de fazer juntos, seus nomes, onde estavam quando foram fotografados, o que (...)
Leia maisInfantil 5 aprende a letra S e realiza uma salada de frutas e uma salada de alface com tomate
As professoras da Turma da Colaboração (Infantil 5), Letícia Silva, Márcia Matos e Roberta Rezende, trabalharam em sala o som e o traçado da letra S e depois listaram as palavras que se iniciam com esta letra. Uma das palavras ditas pelas crianças foi salada. Foi então que surgiu a ideia de fazer uma salada de frutas e outra de alface com tomate para reforçar o som da letra S e estimulá-las ao traçado da mesma. Ao juntar as frutas para a salada, foi feita uma rodinha para (...)
Leia maisBrincadeiras ensinam aos alunos do 3º Ano a se comunicarem de forma responsável
Para que as crianças da Turma da Simpatia (3º Ano) pudessem vivenciar de forma prática o tema do projeto Saber ouvir e saber falar, as professoras Roneida Alves e Analy Ranuzi promoveram um brincadeira: o jogo Às cegas. Uma criança, com os olhos vendados, exercitava a capacidade de ouvir, pois para o sucesso do jogo, deveria estar atenta aos comandos verbais do(a) amigo(a). Foi refletido sobre a importância de saber ouvir e que, assim procedendo, é possível aprender ainda (...)
Leia maisTurma do 2º Ano realiza experiência de Ciências para enriquecer o tema “Seres Vivos”
Como muitas crianças conhecem pouco da vida no campo, as professoras do 2º Ano, Sandra Cândida e Karen Cristine Xavier, tiveram a ideia de vincular o conteúdo de Ciências (Seres Vivos) com a experiência do contato diário com um animal. A atividade era observar um pintinho (carinhosamente apelidado pela turma de Piu Piu) bem de perto, dando ênfase a como seu corpo é coberto e seus hábitos. Durante um período foram feitos sorteios, onde a criança contemplada (uma por dia) tinha a (...)
Leia mais