3º Ano B aprende muito sobre a terra boa para plantio e a terra fértil da mente

Unidade: Funcionários | 17 Dec 2018

A turma estudou em Geografia sobre o campo e a cidade. Para enriquecer mais o conteúdo, as professoras Cristina Lauria e Maria Natália Serpa resolveram fazer uma excursão no BeGreen, uma fazenda urbana, localizada no Shopping Boulevard. Lá as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a sustentabilidade e uma forma diferente de se cultivar as hortaliças, a aquaponia. Ao final da atividade, cada uma levou um vasinho de rúcula.

Em sala, os alunos receberam a visita da Therezinha Kimura, que mostrou diversos tipos de sementes, ensinou técnicas de plantio e falou sobre a oportunidade de também plantar e levar um vasinho para casa.

Relato da Therezinha Kimura:

“Realizamos uma oficina para mostrar às crianças algumas formas que podemos utilizar para criar o ambiente ideal para a germinação de sementes diversas. A mais simples é colocar as sementes em terra adubada, que pode ser em um recipiente pequeno ou em um vaso onde ela poderá crescer. A semente de abacate pode germinar dentro de um recipiente com água limpa e crescer até poder ser transportada para um recipiente com terra ou lugar onde ela poderá crescer mais. Outra forma é colocar as sementes dentro de um jornal úmido. Também podemos retirar um galhinho de planta adulta e plantar. Com esta técnica a planta nova já cresce produzindo flores e frutos. Esta técnica é chamada de estaquia.”

E para enriquecer ainda mais o projeto, a turminha recebeu também a visita do Tiago Bustamonte Teixeira, que ensinou outra forma de plantar, usando garrafa pet e barbante.

Nas aulas de Ciência, foi possível fazer analogia do vivido e dois cuidados com a terra para plantio, com a mente, que tem “terra fértil” para o cultivo de muitos valores.