Infantil 2 matutino é estimulado a observar a si mesmo e a respeitar as diferenças

Unidade: Goiânia | 10 Dec 2018

As professoras do Infantil 2 matutino, Laiza Freitas e Skarlet, realizaram junto com os alunos a leitura do livro Camila e seus amigos. Eles refletiram sobre a observação feita pela personagem principal ao constatar que seus amigos eram diferentes fisicamente: a cor de pele, o formato e a cor dos olhos, e os cabelos com cores e tamanhos diferentes. A mãe da personagem explicou que cada criança se parece com um familiar.

Foi então que surgiu a ideia de usar as fotos das famílias para que todos observassem os pais e os irmãos dos colegas e notassem com qual familiar se pareciam quanto às características físicas. Em seguida, as docentes pediram que as crianças se olhassem no espelho e observassem o quanto eram diferentes umas das outras.

Após confirmarem as diferenças, as professoras perguntaram se na maneira de ser de cada um também havia diferenças; na qual denominaram como características do mundo interno. A atividade cumpriu o objetivo de fazer com que as crianças se sentissem únicas no grupo e estimulasse o respeito às diferenças, criando possibilidades de aprender com o jeitinho do outro.