Alunos do 3º Ano aprendem Matemática na cozinha

Unidade: Chapecó | 8 Dec 2018

Com o objetivo de aprofundar os estudos sobre medidas de massa e capacidade, os alunos do 3º Ano, com a professora Kamila Pavi, colocaram literalmente a mão na massa!

O conteúdo curricular era as medidas de comprimento, massa e capacidade. Os alunos compararam o uso de polegadas, pés e palmos, e medidas não padronizadas. Fizeram relações com diferentes réguas, estimativas de quantas réguas de 30 centímetros são necessárias para formar 1 metro, além de participar de uma brincadeira na qual era necessário utilizar a trena. “Nossa professora! Faltaram apenas 5 centímetros para chegar nos 3 metros!”, falou o aluno Vinícius Bergamo.

Colocando em prática o que aprenderam sobre medidas de massa e capacidade, a turma preparou dois bolos, e para isso foi necessário utilizar a balança para calcular as quantidades, além de um copo medidor.

As crianças também retomaram os conceitos de dobro e metade/meio, além de fazer comparações entre as quantidades: “Professora, a massa está muito mole. Será que não é necessário colocar um pouquinho mais de farinha, uns 30 gramas a mais?”, questionavam as crianças.

“A cozinha é um laboratório, pois nela realizamos inúmeras experiências. Desta forma, os alunos aprimoram seu conhecimento matemático e fixam o conteúdo trabalhado em sala de aula. Além disso, trabalhamos a colaboração e o quanto cada um pode acrescentar de bem na vida do outro, tudo na medida certa. Se colocarmos muito açúcar por exemplo, o que aconteceria? E se esquecer algum ingrediente? Assim é na vida, tudo necessita de equilíbrio, tema da agenda do Sistema Logosófico de Educação desse ano”, manifestou a professora Kamila.