Notícias

Página: 611 de 839


Alunos observam diferentes tipos de ovos

Unidade: Rio de Janeiro

Os alunos da Unidade Rio de Janeiro tiveram uma grata surpresa ao chegarem no restaurante da escola: se depararam com uma mesa especialmente decorada com ovos de vários tipos e formas para observação. Tais ovos foram recolhidos diretamente da fazenda pela equipe do restaurante. Curiosidades e sorrisos foram o resultado desse presente para todos os alunos, especialmente os (...)

Leia mais

2º Ano treina ortografia nas aulas de Informática

Unidade: Funcionários

Um dos conteúdos do 2º Ano nas aulas de Informática é a inserção de acentos nas palavras (agudo, til e circunflexo). A professora Milena Almeida, solicitou aos alunos que abrissem o programa de edição de textos, Word e entregou uma lista de palavras, com acento agudo, nas quais os alunos deveriam digitar de forma correta. Ao mesmo tempo em que os alunos treinam esse aspecto, também tomam conhecimento de outras regras de ortografia. Os alunos foram orientados a ficarem atentos (...)

Leia mais

4º Ano resolve problemas matemáticos, online, nas aulas de Informática

Unidade: Funcionários

Os problemas matemáticos geram grandes desafios, que precisam fazer relações entre os dados fornecidas com os símbolos matemáticos, utilizando-os de forma correta para encontrar a solução. É necessário que o aluno entenda a situação problema e identifique a operação mais adequada para sua resolução. Para isso, precisa ter atitudes que favoreçam a interpretação, como a concentração e atenção. De forma diferenciada, utilizando o computador, a professora Milena (...)

Leia mais

2º Ano brinca e treina cálculos matemáticos, em Informática

Unidade: Funcionários

A ludicidade é utilizada com frequência nas aulas de Informática, com o intuito de estimular os alunos a praticarem algum conteúdo visto em sala, através de jogos educativos online. Um dos jogos mais utilizados nas aulas, para o treinamento de contas matemáticas e tabuada é o Tux of Math. De acordo com a descrição dos criadores, Tux of Math é um jogo educativo, que permite praticar operações aritméticas simples. Durante o jogo, várias operações vão surgindo na tela do (...)

Leia mais

Aula sobre o sistema respiratório testa a capacidade pulmonar dos alunos do 8º Ano

Unidade: Funcionários

A utilização de aulas práticas se constitui em um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem, onde os alunos podem aprender na prática, o que estudaram em sala de aula. A experimentação também se alia ao ensino, despertando o interesse e a curiosidade do aluno. A professora Milena Almeida propôs aos alunos que medissem a própria capacidade pulmonar, através de uma atividade prática. Os materiais utilizados nesse experimento foram: caixa de plástico, mangueira e (...)

Leia mais

5º Ano aprende a fazer pesquisa na internet

Unidade: Funcionários

Com o intuito de testar a autonomia do 5º Ano em relação à pesquisa precisa e à elaboração de um trabalho, a professora Milena Almeida entregou um roteiro aos alunos, para que pudessem buscar na internet as informações que queriam ter e repassar para o Word, com as próprias palavras. Além de buscar pelas informações, os alunos tomaram contato com imagens, mapas e gráficos relacionados aos biomas brasileiros (tema da pesquisa). Ao terminar, os alunos também deveriam fazer a (...)

Leia mais

4º Ano aprende em Educação Física que luta é diferente de briga

Unidade: Funcionários

“Luta” é um termo que pode ser empregado de forma geral a todo combate entre dois ou mais indivíduos, dotados de treinamento especial para luta ou não. É provável que a luta tenha surgido nos primórdios da civilização humana, junto com a necessidade do homem de defender-se de inimigos, ou ainda, de atacar ou caçar com mais eficácia. Os professores Felipe Cerqueira Castro de Souza, Gabrielle Batista Dias e Renata Xavier entendem que, ao propor uma Educação Física voltada para (...)

Leia mais

Olimpíada de Matemática movimenta alunos do Fundamental II e Ensino Médio

Unidade: Funcionários

No final do primeiro semestre, alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio foram convidados a realizar a prova da primeira fase da Olimpíada Mineira de Matemática. A Olimpíada Mineira de Matemática é uma saudável competição em que os estudantes resolvem problemas de Matemática, envolvendo raciocínio e criatividade. É um projeto de extensão da UFMG, que tem como objetivos principais a difusão e divulgação desta ciência, estimulando o interesse de (...)

Leia mais

Cabaninha da Amizade proporciona momento feliz no Infantil 2B

Unidade: Funcionários

Um dia, ao chegarem na Escola, as crianças tiveram uma surpresa:  na sala tinha uma grande cabana e dentro dela, colchões, bichinhos de pelúcia e plástico bolha para pisarem de meia. Foi muito divertido brincar na cabaninha. Lá dentro estava escurinho, mas tinha uma luz colorida, que deixava o ambiente muito aconchegante. A professora Júlia Lisboa contou a história do João, um menininho que está aprendendo a dividir os brinquedos. João descobriu que sempre cabe mais um na brincadeira (...)

Leia mais

​Infantil 4B estuda o corpo humano

Unidade: Funcionários

As professoras Shirléa Rocha, Nadja Mangini e Maria Alice Maciel perguntaram às crianças o que elas queriam descobrir sobre o corpo humano. Levaram a turma para visitar o Laboratório de Biologia, onde as crianças conheceram o esqueleto e os órgãos de nosso corpo. Cada aluno foi estimulado a registrar em casa, uma pergunta que gostaria de responder sobre o corpo humano. Surgiram muitas perguntas. Destacamos: O que tem dentro da barriga? Como a gente respira? Por que os ossos (...)

Leia mais