Infantil 5 e Fundamental vivenciam rica experiência em parceria com o Veleiro Eco (UFSC)

Unidade: Florianópolis | 18 Nov 2018

A turma do Infantil 5 e as turmas do Ensino Fundamental tiveram uma linda oportunidade de realizar uma saída de estudo para conhecer um pouco mais do projeto Veleiro ECO. O projeto tem por objetivo realizar expedições científicas oceanográficas, e foi concebido por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), visando construir um laboratório de pesquisa embarcado atendendo à comunidade científica da UFSC e das demais universidades parceiras conveniadas.

Durante a visitação, as crianças ficaram atentas às instruções e orientações dadas pelos pesquisadores a respeito da quantidade de plásticos que é encontrada nos oceanos, e o quanto isso afeta o meio ambiente. As crianças ficaram surpresas com o grande número de animais marinhos que morrem por comer plásticos lançados na água, realizaram muitas perguntas e propuseram soluções para atenuar esse problema.

Na oportunidade, os alunos também visitaram os ambientes da embarcação que estava atracada na Beira-mar Norte e puderam ter a sensação de como é a organização do trabalho de um pesquisador dentro de um barco.

Quando o conhecimento se amplia para cuidar e aprender mais com a natureza, é bom demais!

“Recordo que uma vez alguém perguntou a um sábio se a humanidade submergiria na ignorância, supondo que algum dia todos os livros que existem no mundo fossem destruídos. E o sábio respondeu: “Duas coisas são necessárias para reconstruir imediatamente todos os livros que existem caso tivessem sido destruídos: a Natureza, que é o maior livro que existe no Universo, e uma mente que perceba e possa transmitir aos demais as imagens que capte dela. As páginas desse gigantesco livro são os dias e as noites, que cada homem vira sem cessar, enquanto dura sua existência.” Sabedoria Logosófica