4º B culmina projeto literário “Viagem ao Mundo da Leitura”

Unidade: Funcionários | 14 Oct 2018

Com os objetivos de estimular a leitura, desenvolver as habilidades de leitura e produção de texto, estimular a busca pelo conhecimento e a alegria por aprender e despertar o gosto pela leitura, as professoras Ana Paula Lacerda e Natália Assis planejaram um projeto pra lá de enriquecedor!

O que motivou sua realização foi a constatação feita pelos alunos de que poderiam ter uma vida mais equilibrada, gastando menos tempo com jogos eletrônicos, dedicando um tempo maior à leitura.

As crianças estavam muito felizes e apresentaram com desenvoltura, aos visitantes da Mostra de Conhecimentos os resultados alcançados com a realização do projeto, deram dicas de como escolher bons livros literários, falaram sobre os benefícios da leitura e contaram histórias para as crianças menores. O Cantinho do Japão e do Origami fez o maior sucesso, com o objetivo de apresentar dois livros trabalhados em sala, relacionados à cultura japonesa e que deram início ao projeto: O sol se põe na tinturaria Yamada, de Cláudio Fragata e Meu avô japonês, de Juliana Faria.

Alguns depoimentos dos alunos e das professoras:

“O projeto literário contribuiu para minha leitura ficar melhor, escolhendo livros maiores e mais educativos.” João Lucas Lopes Fantine Duarte

“Meu vocabulário melhorou, aprendi novas palavras, reduzi os erros de grafia e melhorei minha leitura.” Samira Retorre Campos

“O projeto literário me ajudou a ter gosto para ler, pois antes não gostava de ler.” Marina Bragatto

“O projeto literário me ajudou a melhorar a entonação da minha leitura, me divertiu e trouxe conhecimentos sobre a cultura do meu avô: a cultura japonesa.” Sofia Brigagão

“Ficamos muito estimuladas com as descobertas que as crianças fizeram. No momento de escolher os livros, elas estão aplicando o conhecimento que adquiriram, pois estão lendo as sinopses dos mesmos para saber de que se tratam. Além disso, após as intervenções realizadas nas produções, temos visto o avanço no aprendizado e o gosto pela leitura”. Ana Paula Lacerda e Natália Assis