Alunos do 3º Ano aprendem sobre as defesas mentais

Unidade: Uberlândia | 7 Oct 2018

Dentro do projeto de literatura da obra A defesa do forte, da autora Rosilene Tondello, as professoras da Turma da Simpatia (3º Ano), Roneida Alves, Mariana Almeida e Isabela Belter, iniciaram a atividade perguntando aos alunos: o que seria um forte? E o que ele defende?. O objetivo era trabalhar o conceito de defesa mental usando a analogia da mente com um forte.

Durante a leitura do livro, os alunos identificaram que a conduta dos  irmãos personagens era sempre de muito respeito, simpática e alegre. Em outro momento da história, a família se muda para outra cidade, e lá, as crianças fazem muitas amizades. Após um tempo, a mãe deles começou a perceber a mudança de conduta de seus filhos, que por não terem defesas, começam a copiar atitudes erradas do amigos e a usarem  palavras agressivas e desrespeitosas. Após essa observação, ela inicia um trabalho com eles sobre defesa mental.

Ao ouvir a história, os alunos comprovaram o quanto devem estar atentos ao que ouvem e falam, pois a falta de atenção é um descuido da mente.

A atividade foi finalizada com a criação de um forte, colocando nele os pensamentos que defendem a nossa mente de qualquer pensamento invasor que queira desorganizá-la.