Turma do 6° Ano participa de concurso em comemoração ao Dia da Árvore

Unidade: Cidade Nova | 6 Oct 2018

Com o objetivo de incentivar os alunos a observarem o ambiente urbano e as árvores presentes nesse espaço, foi realizada a I Edição do Concurso do Dia da Árvore, que é comemorado em 21 de setembro. Em conjunto com a professora de Geografia, Suely Takahashi, os alunos do 6º Ano exercitaram um olhar especial para as áreas verdes e refletiram sobre a importância das árvores para o conforto térmico dos seres humanos, uma vez que elas fornecem sombra e umidade. Os alunos também ficaram atentos ao tamanho das folhas, as cores e aos formatos diferentes das espécies.

O desafio do concurso consistiu em fotografar o tronco de uma árvore. As fotos de autoria dos alunos foram enviadas via whatsapp ou e-mail. No total, 11 alunos participaram: Clarice Sanches, Dan Abreu, Íris Silva, Isabela Avelar, Júlia Pascoal, Júlia Amaro, Lucas Paixão, Luisa Silva, Mariana Tito, Stela Moreira e Vinícius Lima. Eles enviaram fotos de árvores que estão no percurso casa-escola, ou que estão localizadas em algum lugar de referência, como praça, parque, casa, entre outros.

O resultado do concurso ocorreu por meio de um áudio enviado via celular pela Engenheira Florestal, Patrícia Bueno, que reside em Brasília (DF). Os alunos ouviram atentamente os comentários que a especialista fez sobre as fotos e que trouxe à tona a reflexão sobre paisagismo na cidade, a poda correta das árvores, a polinização e a preservação das espécies.

A fotografia vencedora foi da aluna Júlia Miceli Pascoal!

“Ela obteve um olhar fantástico de um fenômeno maravilhoso e incrível que retrata a força da natureza. Você foi muito observadora, Júlia, a sua foto é digna de palmas. É lindo como uma árvore pode se desenvolver numa fenda de concreto. Isso é a força da natureza que se mantém viva", disse Patrícia Bueno.