Conteúdo de Ciências leva 3º Ano ao estudo da Lei Universal de Adaptação

Unidade: Uberlândia | 3 Oct 2018

Os alunos da Turma da Simpatia (3º Ano) e as professoras Roneida Alves, Mariana Almeida e Isabela Belter, estudaram o seguinte ensinamento de González Pecotche:

“Adaptar-se é, portanto, preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias”.

Para trabalhar o conceito de adaptação, todos ouviram a história da professora Alessandra, que conseguiu estudar o que ocorria em sua vida interna e venceu vários pensamentos que poderiam dificultar a sua adaptação à mudança de trabalho. Após a rodinha, os alunos registraram a atividade com a seguinte pergunta:

Relate uma mudança que você já observou que ocorreu em sua vida. Como você conseguiu se adaptar?

Para enriquecer e ampliar ainda mais a reflexão sobre o tema, foi realizada uma pesquisa sobre a adaptação de animais e plantas nos ambientes abissais, desérticos e polares.

As professoras também planejaram uma experiência para que a turma experimentasse o conceito de adaptação. “Havíamos combinados no dia anterior de fazer pipoca para a turma, compramos o milho e – de propósito – ‘esquecemos’ o milho em casa. Então refletimos: Como manter o equilíbrio interno frente à mudança de planos?”, indagaram.

A aluna Laura Lima registrou: “Com calma e paciência. Não é preciso ficar com raiva e nem ficar nervosa. Vamos entender que não deu certo e depois é só marcar a pipoca novamente”.

O aluno Paulo R. Gasparim manifestou: “Quando eu tinha 3 anos meu avô morreu e recordo dele, dos momentos bons que vivemos, isso me ajudou a adaptar-me à sua ausência”.