Notícias

Página: 577 de 839


Alunos do 7º Ano confeccionam cartazes com rótulos de produtos industrializados

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 7º Ano, sob as orientações da professora Suely Takahashi, estudaram na 3ª etapa sobre a Região Sudeste. No decorrer das aulas a turma constatou que o desenvolvimento industrial da região Sudeste está relacionado a fatores como: proximidade de matérias-primas, geração de energia através de usinas hidrelétricas, mercado consumidor, rede de transporte estruturada, mão-de-obra abundante, dentre outros. Para consolidar este conteúdo, a docente propôs uma atividade de (...)

Leia mais

Crianças da Educação Infantil participam de Dia Olímpico

Unidade: Rio de Janeiro

Os alunos da Educação Infantil participaram de várias atividades do Dia Olímpico com inteligência e esforço. Foram realizadas atividades de equilíbrio, corrida de pano, tarefa coletiva com revezamento de cores e circuito olímpico. As crianças agiram como verdadeiros  representantes  de atitudes  conscientes. A alegria e a colaboração  foram as vencedoras nesse (...)

Leia mais

Turma do Infantil 4 promove uma partida de futebol

Unidade: Cidade Nova

A turma do Infantil 4 e suas professoras Camila Magalhães, Cristina Araújo e Mariele Pires, realizaram uma partida de futebol. A necessidade de realizar essa atividade surgiu após o interesse das crianças pelo futebol, onde muitas delas no dia do brinquedo, traziam bolas e luvas de goleiro. O jogo (tão esperado pelos alunos) foi realizado em uma das aulas de Educação Física da professora Camila, no qual as equipes foram divididas pelas cores das camisas. Tanto os meninos quanto as (...)

Leia mais

Turma do Infantil 2 aprende a identificar as cores brincando

Unidade: Cidade Nova

De forma lúdica e descontraída, as crianças do Infantil 2 vão aprendendo a nomear e a reconhecer as cores. Uma das atividades que propicia este trabalho é brincar no Caracol. As crianças ficam em volta do caracol e as professoras vão falando o nome das cores e as crianças ficam em pé sobre as mesmas. De acordo com as docentes Rosemary Gurgel e Letícia Fajardo, o lúdico é muito importante para as crianças, pois é uma forma de estimular, de tornar as atividades e a aprendizagem (...)

Leia mais

Brincadeira da Dança das Cadeiras estimula a socialização dos alunos do Infantil 3

Unidade: Cidade Nova

As professoras do Infantil 3 apresentaram aos alunos uma nova brincadeira: a dança das cadeiras. Trata-se de uma dinâmica que demanda muita atenção e concentração. Todos escutaram atentamente as regras e se esforçaram para cumpri-las. “Foi uma experiência divertida, nossas crianças adoraram! Ao ritmo de várias músicas, desfrutaram de momentos de intensa alegria. Elas estão aprendendo que em uma brincadeira o importante não é ganhar ou perder, e sim se divertir com os (...)

Leia mais

Projeto Literário enriquece o dia a dia do 4º Ano B

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura e produção de texto, a turma do 4º Ano B iniciou um novo projeto literário. A princípio, a professora Ana Paula Lacerda realizou a leitura do livro O sol se põe na tinturaria Yamada, do escritor Cláudio Fragata e com belíssima ilustração de Raquel Matsushita.  Em seguida, as crianças elaboraram a sinopse desse livro a fim de aprenderem as características desse gênero textual. Além disso, a professora realizou um (...)

Leia mais

Rubinho do Vale realiza um musical para o Infantil

Unidade: Funcionários

Em outubro, as professoras Kátia Corrêa, Dalila Coelho, Júlia Lisboa conversaram com os alunos sobre “uma infância feliz” e que “ser criança é bom demais”! Muitas músicas sobre esse tema foram cantadas, entre elas algumas de Rubinho do Vale, cantor e compositor, que tem um grande repertório musical para crianças. Ele é avô de uma das alunas e as professoras o convidaram para cantar para as crianças. O vovô Rubinho aceitou o convite e manifestou no show o quanto essa (...)

Leia mais

Infantil 2A desenvolve projeto “Aprendendo com a Natureza”

Unidade: Funcionários

Certo dia, ao visitar o galinheiro da Escola e colher alguns ovos, os alunos do Infantíl 2A fizeram algumas perguntas: ”Tem pintinho dentro desse ovo?” “Todo animal nasce do ovo?” Resolveram então pesquisar sobre os animais que nascem do ovo. Essa pesquisa faz parte do projeto “Aprendendo com a Natureza”. As crianças fizeram um mural com a pintura das crianças e ele tem ficado como pano de fundo para fixar as descobertas feitas por elas. A cada dia o mural ganha uma (...)

Leia mais

Mexerica é utilizada pelo 6° Ano para compreender a matéria sobre fuso horário

Unidade: Cidade Nova

Para trabalhar o conteúdo que aborda sobre os fusos horários, a professora Suely Takahashi entregou para cada aluno uma mexerica. Na casca da mexerica, os alunos delimitaram o Meridiano de Greenwich e perceberam a divisão da Terra em dois hemisférios: ocidental e oriental. Em seguida, os jovens descascaram as mexericas e observaram que cada fruta possui mais ou menos 12 gomos, algumas frutas tem 9 e outras 14. A turma fez a comparação dos gomos da mexerica com as faixas de fusos (...)

Leia mais

3º Ano aprende sobre a divisão nas aulas de Matemática, utilizando chocolate

Unidade: Cidade Nova

Para introduzir o conceito matemático de divisão no 3º Ano, as professoras da turma realizaram uma aula especial e, num ambiente de muita alegria, os alunos aprenderam o conteúdo partindo uma barra de chocolate e dividindo-a em grupos. Cada criança trouxe o seu chocolate e, reunidos em grupos, foram agrupando os chocolates em partes iguais para compreender a matéria. As crianças fizeram divisões exatas e não exatas; nas divisões não exatas era permitido comer o "resto" para que (...)

Leia mais