4º Ano inicia atividades do projeto literário com o livro “Aonde a gente vai quando começa a sonhar?”

Unidade: Uberlândia | 24 Sep 2018

Em continuação ao projeto Estudar, a Turma da Paciência (4º Ano) iniciou o projeto literário com o livro Aonde a gente vai quando começa a sonhar?, de Carin Ades. Antes que soubessem qual era o livro do projeto, as professoras Daniela Nunes e Fernanda Paes leram alguns versos do mesmo para os alunos descobrirem de qual assunto tratava. Assim que descobriram, todos conheceram o livro e conversaram sobre os sonhos.

A turma aprendeu que dormir é uma necessidade imposta pela lei de conservação, que regula a função biológica do organismo humano. Por sua vez, o ato de sonhar responde a outras necessidades, não precisamente físicas.

Os alunos também aprenderam que os sonhos podem ser lúcidos ou confusos. Quando se conectam aos conhecimentos que já adquiriram, os sonhos são lúcidos, do contrário tornam-se confusos.

Em outro momento, as professoras leram para os alunos os poemas criados pela Turma da Paciência/2017, com o objetivo de estimulá-los a escreverem seus próprios poemas.  A medida que o projeto foi acontecendo, as crianças montaram em sala dois ambientes: primeiro o do dia e depois o da noite.  Foi preparado um ambiente calmo, agradável, cheiroso, com música suave ao fundo, ursinhos de pelúcia, cobertas fofinhas, painéis de atividades relacionadas ao dia e a noite, móbiles de nuvens, proporcionando momentos de alegria e aconchego, e neste ambiente, os lindos  poemas foram compartilhados com todos.

O projeto foi culminado com um delicioso Chá da Tarde simulando um Café da Manhã, cultivando entre os alunos o afeto e a amizade. Ao final do dia, as crianças foram presenteadas com um exemplar do livro para que possam montar seu próprio livro dos sonhos.

Foi um momento de muita alegria e chamego!