2º Anodo Ensino Médio testa a fórmula 1 da evaporação

Unidade: Funcionários | 21 Sep 2018

A aula no Laboratório de Química tinha o objetivo de investigar sobre a volatilidade, pressão de vapor, temperatura de ebulição e vaporização de 4 líquidos  distintos, de forma prática e lúdica no ensino de propriedades coligativas.

Os alunos criaram 4 caminhos, em uma folha A4, para os líquidos álcool, água, acetona e glicerina “percorrerem a disputa da fórmula 1 da evaporação”. O princípio da fórmula 1 era gotejar 10 gotas de cada líquido em uma bola de algodão e passar ao mesmo tempo os 4 algodões no caminho da folha de papel A4 e analisar qual evaporava primeiro. Com os dados coletados na ordem da evaporação, os alunos puderam relacionar a evaporação com a temperatura de ebulição, com a pressão de vapor e com a volatilidade. Eles perceberam que o líquido que secava primeiro era a acetona seguido do álcool, água e que a glicerina ainda permanecia do papel.