[Brasília] Alunos do Fundamental 2 participam de Aula Cidadã na Praça dos 3 Poderes

Unidade: Brasília | 15 Sep 2018

As professoras de Geografia e História do Fundamental 2, Scarlett Dantas, Cecília Cordeiro e Irina Alves, ministraram uma aula com o tema Cidadania, para que nossos jovens se tornem cada vez mais conscientes dos seus deveres, seus direitos e das ações que cabe a cada um, e que são imprescindíveis para formar uma sociedade mais igualitária, mais humana e participativa.

A aula aconteceu na Praça dos 3 Poderes e as docentes tiveram a oportunidade de abordar a cidadania moderna, como ela se encontra constituída e sua formação histórica; distinguindo as formas pré-modernas de cidadania (períodos da Antiguidade Clássica e da Idade Média).

Em frente ao Palácio do Planalto, sob a sombra dos Dois Candangos, os alunos aprenderam sobre as características do Poder Executivo. Visualizaram os ministérios e identificaram que, além das atribuições do presidente, o poder de administrar os interesses do povo e efetivar as leis é feito juntamente com os 23 ministérios e as secretarias.

Os adolescentes também aprenderam sobre o panorama histórico da formação dos três poderes. Nesse momento, comentou-se sobre a República Romana, as formas de governo (monarquia e república) segundo Maquiavel, e sobre a importância da separação de poderes defendida por Montesquieu durante o Iluminismo. Também se abordou as diferenças entre parlamentarismo e presidencialismo, a hierarquia dentro deste poder e quem ocupa a chefia do Poder Executivo no Brasil em caso de sucessão e de substituição.

A respeito do Poder Legislativo, os alunos aprenderam sobre a sua composição (Congresso Nacional + Tribunal de Contas da União), sobre sua organização bicameral (Câmera Alta = Senado Federal e Câmara Baixa = Câmara dos Deputados) e sobre o funcionamento do Senado e da Câmara.

Ao final, as professoras explicaram que os trabalhos no Congresso, na Câmara e no Senado passam, necessariamente, por duas “fases”: Comissões e Plenário, e que são abertas ao público. Qualquer um pode assistir, desde que a sessão não seja secreta.

Por fim, falou-se sobre todas as pessoas que podem propor leis:

1) Senadores e deputados

2) Comissões do Congresso

3) Poder Judiciário

4) Procurador-Geral da República

5) Presidente

6) Iniciativa popular (desde que tenha a assinatura de pelo menos 1% do eleitorado do Brasil distribuídos em pelo menos 5 estados)

“Achei extremamente interessante saber mais sobre nosso país, compreender mais sobre nossas leis e andar pela Praça dos 3 Poderes. Gostei de ver lugares como o STF (Supremo Tribunal federal) e saber sobre a “tampa” e a “panela” que significa que estaria aberta ao povo.” David Luna – 8° Ano

“Eu descobri que, no prédio do Poder Legislativo, a gente pode ver os debates.” Marina Cruxên – 8° Ano.

“Gostei de saber que a população pode participar das Comissões e gostaria de algum dia poder participar para estar mais informada sobre o que está acontecendo.” Ana Júlia Rezende – 8° Ano

“A aula cidadã foi como um passeio. Nós prestamos mais atenção por ser um jeito diferente, legal e descontraído de aprender.” Ana Clara Godoy – 9° Ano