4º Ano A tem aula prática de Matemática na Educação Física

Unidade: Funcionários | 8 Sep 2018

Os alunos estão estudando perímetro, em Matemática. Ao realizarem alguns exercícios em sala de aula, as professoras Marise França e Cecília Faria, observaram que os alunos poderiam realizar os cálculos de forma prática, com a ajuda dos professores de Educação Física, Felipe Cerqueira e Gabrielle Fonfins. Com a vivência prática o conhecimento se aproxima da realidade da criança, favorecendo assim o entendimento.

Os alunos receberam como proposta o seguinte desafio: Marise quer se exercitar, e irá correr em torno do ginásio de sua escola, o percurso tem 50m. Quantas voltas Marise terá que dar para percorrer 1Km?

Feito os cálculos em sala, os alunos concluíram que Marise precisaria de dar 20 voltas. As professoras propuseram que os alunos simulassem esse exercício na aula de Educação Física. Eles constataram que 20 voltas seria muito para somente um aluno percorrer, então surgiu a ideia de fazer uma corrida de revezamento.

Outra problematização foi feita: Uma turma tem 35 alunos, quantos grupos de quantos alunos poderiam ser formados?

Trabalhando em equipe os alunos comprovaram muito felizes, a importância dessa atividade prática.