Página: 550 de 840
Alunos do 7º Ano são cientista por um dia e estudam as células no Laboratório
Sob a orientação da professora Alessandra Marques, com o objetivo de observar ao microscópio células animais e vegetais, os alunos 7º Ano analisaram um esfregaço de mucosa bucal de um aluno. A lâmina foi colocada no microscópio e a imagem projetada na TV para permitir que todos os alunos a observassem. Em seguida, foi preparada uma lâmina com a epiderme de uma cebola, que é a imagem projetada nas fotos abaixo. Os alunos confeccionaram esquemas dos dois tipos de células, (...)
Leia maisPrimeiras vivências no processo de adaptação dos alunos do Infantil 2 são um sucesso
Os alunos do Infantil 2 passaram pelo processo de adaptação nas primeiras semanas de aula. Muitos sorrisos, cores, músicas marcaram esses primeiros dias. As brincadeiras no espaço do Solário foram pura diversão: tanque de areia, bolas coloridas, balanço, escorregador e também o cultivo e cuidados com a Natureza, ao regar os temperos da horta estiveram presentes nessa nova rotina. Por tratar-se de uma adaptação, alguns dos novos alunos ainda choraram ao se despedirem dos (...)
Leia mais3º Ano reflete sobre seu espaço no Universo, na aula de "Aprendendo a Pensar"
A professora Mara Rita criou um exercício muito interessante na aula de Aprendendo a Pensar com a turma do 3º Ano. O nome da atividade é Cada um em sua órbita. Fazendo um paralelo com o sistema solar, os alunos puderam vivenciar uma experiência em forma de jogo no qual todos começaram a entender melhor seu espaço, sua órbita e seu lugar no Universo. Além de tudo isso, um aluno participou da órbita do outro, estimulando a responsabilidade que temos na nossa vida e na do (...)
Leia maisTurma do Infantil 1 vivencia período de adaptação com alegria e muita superação
A turma do Infantil 1 está vivendo um período de adaptação muito estimulante! Para a maioria das crianças e famílias é a primeira experiência escolar. Para viver esse momento com afeto e para que todos possam se adaptar com tranquilidade, as professoras prepararam a sala referência e realizaram atividades que fizeram com que as crianças se sentissem estimuladas para voltar ao Colégio, que ao se despedir da família se sentissem seguras em ficar no ambiente e pudessem criar (...)
Leia maisSábado letivo propicia aos pais e alunos estudarem sobre os estímulos e o equilíbrio
Buscando aproveitar o momento em que crianças e famílias estariam na escola, a Unidade Florianópolis realizou um Sábado Letivo repleto de conhecimento. Enquanto as crianças desenvolviam atividades com as professoras em torno do tema anual A busca do equilíbrio, os pais tiveram dois momentos de estudo e reflexão sobre o mesmo assunto e mais alguns conceitos importantes da Pedagogia Logosófica. Foi uma atividade rica na troca de experiências e na busca por encontrar recursos para (...)
Leia maisCrianças do Infantil 4 treinam habilidades importantes brincando com os colegas
Durante as tardes do Infantil 4, nos horários de parque, as professoras planejam algumas brincadeiras para que as crianças se vinculem, desenvolvam habilidades e aprendam umas com as outras. Uma dessas brincadeiras foi a do bambolê. As docentes separaram a turma em três grupos, sendo que cada um recebeu dois bambolês. Os bambolês foram colocados no chão um em frente ao outro e as crianças ficavam dentro de um dos bambolês. Elas puxavam o bambolê que estava atrás, colocavam na (...)
Leia mais8º Ano aprende a equilibrar o tempo entre o estudo e o lazer
A orientadora educacional, Maria Helena Veroneze, esteve na turma do 8° Ano para auxiliar os alunos em uma importante tarefa: organizar o tempo para o estudo. Juntos refletiram sobre os seguintes trechos da bibliografia logosófica: “Dominar o tempo fazendo com que seja fértil ou produtivo, é ter conquistado uma das chaves da evolução.” “Há muitas formas de perder o tempo e muito poucas oportunidades de recuperá-lo; lamentável é que, com o tempo, também se vai a (...)
Leia mais9º Ano realiza analogias com o estudo sobre o Equilíbrio
A turma do 9º Ano, nas aulas de Língua Inglesa, tem conectado o assunto trabalhado na primeira Unidade do material didático Be positive (Seja positivo), com o projeto do ano letivo do Colégio Logosófico de 2018, A busca do equilíbrio. O intercâmbio em sala de aula começou com a análise interpretativa do texto What’s the best way to bring balance in your life? (Qual é a melhor forma de equilibrar a sua vida?), da psicoterapeuta e psicanalista americana Diane F. Barth, onde os (...)
Leia maisAlunos do 4º Ano desenvolvem o raciocínio matemático brincando
Por meio de uma gincana, a professora Kamila Pavi retomou com os alunos do 4º Ano as quatro operações fundamentais (adição, multiplicação, subtração e divisão). Desta forma, a turma pode utilizar diferentes estratégias para resolver os cálculos mentais propostos, além de trabalhar memorização e raciocínio lógico matemático. Um integrante de cada equipe deveria sortear um cálculo a ser realizado. Este, por sua vez, realizava o cálculo mental inicialmente sozinho e, se (...)
Leia maisTurma do 3º Ano reflete sobre a aplicabilidade da Matemática no dia a dia
Você já parou para pensar quantas vezes utiliza a Matemática no dia a dia? Já refletiu que a resolução de diferentes problemas é fundamental para convivermos uns com os outros? Com o objetivo de desenvolver cálculos mentais, fazer estimativas, relacionar conceitos matemáticos com as demais disciplinas e ver a Matemática de uma forma positiva observando sua utilidade na vida, a professora Kamila Pavi, propôs atividades que levaram os alunos do 3º Ano a pensar sobre a pergunta: (...)
Leia mais