Notícias

Página: 549 de 839


Primeiras vivências no processo de adaptação dos alunos do Infantil 2 são um sucesso

Unidade: Rio de Janeiro

Os alunos do Infantil 2 passaram pelo processo de adaptação nas primeiras semanas de aula. Muitos sorrisos, cores, músicas marcaram esses primeiros dias. As brincadeiras no espaço do Solário foram pura diversão: tanque de areia, bolas coloridas, balanço, escorregador e também o cultivo e cuidados com a Natureza, ao regar os temperos da horta estiveram presentes nessa nova rotina. Por tratar-se de uma adaptação, alguns dos novos alunos ainda choraram ao se despedirem dos (...)

Leia mais

3º Ano reflete sobre seu espaço no Universo, na aula de "Aprendendo a Pensar"

Unidade: Rio de Janeiro

A professora Mara Rita criou um exercício muito interessante na aula de Aprendendo a Pensar com a turma do 3º Ano. O nome da atividade é Cada um em sua órbita. Fazendo um paralelo com o sistema solar, os alunos puderam vivenciar uma experiência em forma de jogo no qual todos começaram a entender melhor seu espaço, sua órbita e seu lugar no Universo. Além de tudo isso, um aluno participou da órbita do outro, estimulando a responsabilidade que temos na nossa vida e na do (...)

Leia mais

Turma do Infantil 1 vivencia período de adaptação com alegria e  muita superação

Unidade: Florianópolis

A turma do Infantil 1 está vivendo um período de adaptação muito estimulante! Para a maioria das crianças e famílias é a primeira experiência escolar. Para viver esse momento com afeto e para que todos possam se adaptar com tranquilidade, as professoras prepararam a sala referência e realizaram atividades que fizeram com que as crianças se sentissem estimuladas para voltar ao Colégio, que ao se despedir da família se sentissem seguras em ficar no ambiente e pudessem criar (...)

Leia mais

Sábado letivo propicia aos pais e alunos estudarem sobre os estímulos e o equilíbrio

Unidade: Florianópolis

Buscando aproveitar o momento em que crianças e famílias estariam na escola, a Unidade Florianópolis realizou um Sábado Letivo repleto de conhecimento. Enquanto as crianças desenvolviam atividades com as professoras em torno do tema anual A busca do equilíbrio, os pais tiveram dois momentos de estudo e reflexão sobre o mesmo assunto e mais alguns conceitos importantes da Pedagogia Logosófica. Foi uma atividade rica na troca de experiências e na busca por encontrar recursos para (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 4 treinam habilidades importantes brincando com os colegas

Unidade: Florianópolis

Durante as tardes do Infantil 4, nos horários de parque, as professoras planejam algumas brincadeiras para que as crianças se vinculem,  desenvolvam habilidades e aprendam umas com as outras. Uma dessas brincadeiras foi a do bambolê. As docentes separaram a turma em três grupos, sendo que cada um recebeu dois bambolês. Os bambolês foram colocados no chão um em frente ao outro e as crianças ficavam dentro de um dos bambolês. Elas puxavam o bambolê que estava atrás, colocavam na (...)

Leia mais

8º Ano aprende a equilibrar o tempo entre o estudo e o lazer

Unidade: Brasília

A orientadora educacional, Maria Helena Veroneze, esteve na turma do 8° Ano para auxiliar os alunos em uma importante tarefa: organizar o tempo para o estudo. Juntos refletiram sobre os seguintes trechos da bibliografia logosófica: “Dominar o tempo fazendo com que seja fértil ou produtivo, é ter conquistado uma das chaves da evolução.”  “Há muitas formas de perder o tempo e muito poucas oportunidades de recuperá-lo; lamentável é que, com o tempo, também se vai a (...)

Leia mais

9º Ano realiza analogias com o estudo sobre o Equilíbrio

Unidade: Chapecó

A turma do 9º Ano, nas aulas de Língua Inglesa, tem conectado o assunto trabalhado na primeira Unidade do material didático Be positive (Seja positivo), com o projeto do ano letivo do Colégio Logosófico de 2018, A busca do equilíbrio. O intercâmbio em sala de aula começou com a análise interpretativa do texto What’s the best way to bring balance in your life? (Qual é a melhor forma de equilibrar a sua vida?), da psicoterapeuta e psicanalista americana Diane F. Barth, onde os (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano desenvolvem o raciocínio matemático brincando

Unidade: Chapecó

Por meio de uma gincana, a professora Kamila Pavi retomou com os alunos do 4º Ano as quatro operações fundamentais (adição, multiplicação, subtração e divisão). Desta forma, a turma pode utilizar diferentes estratégias para resolver os cálculos mentais propostos, além de trabalhar memorização e raciocínio lógico matemático. Um integrante de cada equipe deveria sortear um cálculo a ser realizado. Este, por sua vez, realizava o cálculo mental inicialmente sozinho e, se (...)

Leia mais

Turma do 3º Ano reflete sobre a aplicabilidade da Matemática no dia a dia

Unidade: Chapecó

Você já parou para pensar quantas vezes utiliza a Matemática no dia a dia? Já refletiu que a resolução de diferentes problemas é fundamental para convivermos uns com os outros? Com o objetivo de desenvolver cálculos mentais, fazer estimativas, relacionar conceitos matemáticos com as demais disciplinas e ver a Matemática de uma forma positiva observando sua utilidade na vida, a professora Kamila Pavi, propôs atividades que levaram os alunos do 3º Ano a pensar sobre a pergunta: (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano aprendem sobre as Fontes Históricas

Unidade: Chapecó

Para dar início à disciplina de História, com o tema Fontes Históricas, as professoras do 4º Ano,  Susana Lazzarotti e Kamila Pavi, reuniram objetos, fotos, roupas e quadros antigos para tornar esse conhecimento ainda mais “vivo”. As crianças ficaram entusiasmadas ao observarem os objetos antigos, dentre eles uma batedeira, uma antiga máquina de escrever e um toca fitas. Após admirar e manusear os objetos, entendendo a sua função e o funcionamento, ao final da aula a turma (...)

Leia mais