Notícias

Página: 536 de 841


Alunos do 7º ano participam de concurso de cartazes para divulgação da Rádio Logostyle

Unidade: Brasília

Desde o ano de 2004, os alunos do 7º Ano desenvolvem o projeto da Rádio Logostyle, que consiste na organização de uma rádio com uma programação que funcione no horário do recreio e que conta com a organização dos próprios alunos. A rádio tem o objetivo de tornar o recreio mais informativo e animado. O projeto é realizado em conjunto pela professora de Português, Raquel Araújo, e pela orientadora educacional, Maria Helena Veroneze. Após a orientadora ter explicado todos os (...)

Leia mais

Turma 4 do Turno Estendido reflete sobre o equilíbrio na natureza

Unidade: Brasília

As docentes da Turma 4 do Turno Estendido, Carmen Almeida e Priscila Lopes, juntamente com os alunos, passearam pelo Colégio e observaram os inúmeros exemplos de equilíbrio na natureza. Dentre alguns, as crianças citaram os insetos que servem de alimento para os pássaros; a chuva que cai após as nuvens estarem carregadas de água; a lagarta que se transforma em borboleta; entre outros. Todos refletiram que, diante da natureza, com todo o seu equilíbrio, temos a missão de cuidar e (...)

Leia mais

Unidade Brasília realiza eleição dos alunos e professores representantes de turma do Fundamental 2

Unidade: Brasília

No Ensino Fundamental 2, os adolescentes vivem a escolha dos alunos e professores representantes de turma, que têm como um dos objetivos contribuir para que a turma usufrua de um ambiente físico, mental e sensível harmônico e agradável para que, assim, o conjunto tenha êxito no processo de ensino aprendizagem. Tal escolha é realizada pelos próprios alunos por meio do voto secreto. Para que os discentes possam realizar a escolha desses Representantes, a orientadora educacional, Maria (...)

Leia mais

Turma do 8º Ano inicia estudos sobre a Revolução Industrial

Unidade: Brasília

Os alunos do 8º Ano se encantaram com o filme Modern Times (Tempos Modernos - 1936), do cineasta Charlie Chaplin. Neste filme, seu famoso personagem tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. A partir do filme, ao observar o trabalho em uma fábrica, os adolescentes puderam pensar sobre a lógica capitalista de produção. Eles foram levados à realizar importantes reflexões e observaram, ainda, a crítica que o filme faz ao capitalismo, stalinismo, nazifascismo, fordismo (...)

Leia mais

Alunos do 7º Ano constroem maquete representando o Sistema Feudal

Unidade: Brasília

Durante as aulas expositivas de História, da professora Scarlett Dantas, os alunos do 7° Ano aprenderam sobre o funcionamento e os traços mais importantes do período medieval. Para que eles pudessem compreender a dinâmica e o ordenamento social da época, algumas aulas foram destinadas à confecção de uma maquete de um feudo. A turma foi dividida em quatro grupos e cada um deles ficou responsável por sua maquete. Cada uma delas deveria conter as principais características de um (...)

Leia mais

Alunos do 5º Ano visitam o Hemocentro de Uberlândia

Unidade: Uberlândia

Com o intuito de enriquecer o estudo sobre o Sistema Circulatório, os alunos da Turma da Gratidão (5º Ano), sob os cuidados das professoras Glênia Naves e Camila Amarães, visitaram o Hemocentro da cidade de Uberlândia (MG). Na sala de aula do Hemocentro, os alunos receberam explicações sobre a Fundação Hemominas, ouviram sobre a importância da doação, já que não existe ainda substituto para o sangue e o ato de doar representa a única forma de muitas pessoas continuarem (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 2 aprendem a identificar os amigos por meio de fotos  

Unidade: Uberlândia

Para estimular que as crianças da Turma da Amizade (Infantil 2) conheçam os amigos pelo nome e favorecer o vínculo entre eles, as professoras Fernanda Vasconcelos, Martchele Garcia, Nayara Sandim e Gabriela Lopes imprimiram a foto de cada um e espalharam no tapete da sala. No momento da rodinha elas estimularam as crianças a identificarem os amiguinhos e também a própria foto. “As crianças ficaram felizes quando encontravam a foto de um amiguinho e logo já pronunciavam o nome desse (...)

Leia mais

4º Ano realiza estudo sobre a constituição da Terra

Unidade: Uberlândia

Em Geografia, para introduzir o tema A Constituição da Terra, as professoras da Turma da Paciência (4º Ano), Daniela Nunes e Isadora Valentin, disponibilizaram aos alunos massinha de modelar e propuseram que cada um fizesse o planeta Terra. As docentes também fizeram os seus. Em seguida, a turma cortou o trabalho com uma régua para observar seu interior - Núcleo, Manto e Biosfera - comparando-o com o interior da Terra representado no livro didático. Dentre os aprendizados (...)

Leia mais

4ºe 5º Ano executam cena teatral e estimulam a atenção e a concentração

Unidade: Uberlândia

Durante as aulas de Teatro, a professora Aline Rosa Macedo observou nos alunos do 4º e 5º Ano um estado de dispersão durante as atividades. Pensando em trabalhar de forma a proporcionar-lhes momentos onde pudessem atingir um estado de maior observação e entendimento do trabalho desenvolvido, a docente propôs um jogo: Marinheiros – 3 mocinhos da Europa, do livro Fichário, de Violla Spolin. Logo após o jogo os alunos foram divididos em grupos. Cada um escolheu uma receita simples, (...)

Leia mais

Infantil 2 dá partida nas atividades do projeto “Alimentação Saudável”

Unidade: Uberlândia

Após a apresentação do projeto Alimentação Saudável aos alunos da Turma da Amizade (Infantil 2), as professoras Fernanda Vasconcelos, Martchelle Garcia, Gabriela Lopes e Nayara Sandim ofereceram-lhes frutinhas em E.V.A para que decorassem uma parte da sala. Foi realizada também uma rodinha para conversar sobre quais frutas as crianças já conhecem, de quais gostam mais, ou quais gostariam de experimentar, sempre ressaltando o quão é importante comer a fruta para crescer forte e (...)

Leia mais