Notícias

Página: 533 de 841


Turma do 1º Ano tem aprendido brincando sobre Consciência Fonológica

Unidade: Florianópolis

Por meio de brincadeiras, as professoras do 1º Ano têm ensinado a seus alunos sobre Consciência Fonológica, trabalhando essa competência de forma lúdica, semanalmente. Aos poucos, as crianças vão ampliando suas capacidades metalinguísticas, que permitem analisar e refletir, de forma consciente, sobre a estrutura fonológica da linguagem oral, aproveitando a bela oportunidade para expandir as amizades, realizando as brincadeiras e atividades em conjunto,  compartilhando e ao mesmo (...)

Leia mais

Infantil 4 aprende sobre a Ilha de Santa Catarina e a cidade de Florianópolis

Unidade: Florianópolis

No dia 23 de março foi aniversário da cidade Florianópolis, que completou 345 anos. E para as crianças do Infantil 4 conhecerem ainda mais a cidade, foi decidido fazer uma saída de estudos. As crianças foram preparadas  para viver essa experiência com interesse no que iriam aprender, com disposição para conviver com alegria,  em harmonia e segurança. Foram planejadas três paradas: a primeira na cabeceira da ponte Hercílio Luz.  Lá, as crianças demonstraram muita alegria, (...)

Leia mais

Projeto “Reconto de histórias”, desenvolvido na turma no Infantil 3, estimula o gosto pela leitura

Unidade: Cidade Nova

As crianças do Infantil 3 ficaram estimuladas com o novo projeto apresentado pelas docentes Naiane Monique e Mariele Pires: o Reconto de Histórias. Toda quinta-feira um aluno levará a “sacola do reconto” contendo um livro escolhido por ele e um caderno para registrar os aspectos que lhe despertarem mais interesse. A colaboração das famílias será fundamental no desenvolvimento dessa atividade. Elas deverão auxiliar o (a) filho (a) no treino da história e no registro dos aspectos (...)

Leia mais

Projeto Professor aborda a importância de aprender e de ensinar na turma do 3º Ano

Unidade: Cidade Nova

Em alguns momentos durante a aula do 3º Ano, as professoras Karla Avelar e Raquel Almeida conversaram com os alunos sobre a importância de aprender. Foi explicado o papel de ter alguém que possa ensinar e mostrar os valores que precisam ser cultivados, como a generosidade, a atenção, a disciplina, a alegria e o respeito. Durante a conversa, os alunos foram estimulados a cultivar esses valores em suas vidas. Algumas crianças tiveram a oportunidade de vivenciar momentos em que (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 2 se divertem pintando com o dedo

Unidade: Cidade Nova

A professora do Infantil 2, Rosemary Gurgel, reuniu os alunos em uma roda e propôs uma atividade: pintar com o dedo utilizando as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Ela explicou que era para as crianças utilizarem apenas um dedo, o indicador, e que, após usar a primeira cor escolhida, elas poderiam escolher outra para pintar o papel, mas deveriam limpar bem o dedo antes para não misturar as cores. Após essa explicação, os alunos foram para as mesas e iniciaram a pintura. (...)

Leia mais

Infantil 5 aborda o tema “Amizade” no Momento de Vinculação

Unidade: Cidade Nova

No mês de março foi realizado o Momento de Vinculação, que é uma apresentação feita por uma turma para os outros alunos da Educação Infantil. Desta vez, a turma que realizou a apresentação foi a do Infantil 5. Os alunos relataram para as crianças o que estão aprendendo sobre a amizade e o que cada um pode fazer para cultivar e ampliar as amizades na própria vida, como, por exemplo, tratar o colega com carinho, ensinar o que outro não sabe e dividir os brinquedos. A turma (...)

Leia mais

Turma do Infantil 4 realiza trabalho com o livro “Chico – O valente”

Unidade: Cidade Nova

Toda semana, as professoras do Infantil 4, Nirvana Arantes e Letícia Fajardo, selecionam livros para ler em sala. Elas buscam histórias que sejam estimulantes para os alunos e que deixem uma mensagem positiva para suas mentes e seus corações. Nesta última semana, o livro escolhido, Chico - O valente, despertou muito o interesse das crianças. Ele conta a história de um menino que um dia chega muito cansado em sua casa e acaba deixando sua mente desprotegida. Os pensamentos mandões (...)

Leia mais

Turma do Infantil 4 participa de Caça ao Tesouro muito especial

Unidade: Cidade Nova

O Infantil 4 é uma etapa de muitos aprendizados e de novas realizações. É o ano em que as crianças começam a fazer também o dever de casa. Pensando na importância da participação da família neste momento, as professoras realizaram uma atividade envolvendo as crianças e seus pais. Inicialmente os pais escreveram uma carta para os filhos, valorizando este novo momento de suas vidas e essa foi colada na primeira página do caderno de dever. No dia combinado, as professoras fizeram a (...)

Leia mais

Chiquinho e Maricotinha visitam o Infantil 3A e ensinam que “tempo é vida”​

Unidade: Funcionários

A assessora educacional Renata Pena iniciou as visitas ao Infantil 3A juntamente com Chiquinho e Maricotinha. Nessas visitas muitos elementos de valor são ensinados para as crianças de forma lúdica e clara. Para iniciar de forma bem proveitosa, Chiquinho e Maricotinha ​ressaltaram que precisavam estar sempre prontos para aprender, mostrando a importância de se ouvir com atenção o que o outro fala​. As crianças adoraram aprender com esses personagens! Essa conversa surgiu da (...)

Leia mais

Apresentação de cartazes cria momento de muito aprendizado no Fundamental 3B

Unidade: Funcionários

Para ampliar os conhecimentos sobre o conteúdo de Geografia, desenvolver a habilidade de manifestar o que aprendeu e o exercício de escutar com atenção os colegas, a professora Maria Cristina Lauria pediu às crianças que fizessem em casa, um cartaz sobre a exploração dos recursos naturais, matéria que foi dada em sala de aula. As crianças foram muito além do que foi ensinado, demonstrando interesse e gosto pela pesquisa. Que bom! É isso o que mais queremos: crianças estimuladas (...)

Leia mais