Notícias

Página: 532 de 562


Crianças do Infantil 3 B aprendem a usar as mãos como instrumento de colaboração e afeto

Unidade: Funcionários

A professora Kátia Correa iniciou no Infantil 3 B um trabalho para que as crianças aprendessem a usar as mãos para o bem. Esse trabalho dá continuidade ao que foi iniciado no Infantil 2. O assunto foi introduzido na rodinha de conversa, quando a professora contou a história As mãos de Rosinha, ilustrada por uma sequência de imagens que foi afixada no quadro da sala. Posteriormente, as crianças confeccionaram suas mãozinhas no material de EVA, com o auxílio das professoras. Essa (...)

Leia mais

Alunos do 8º Ano fixam conteúdo de Matemática com o “Jogo Real”

Unidade: Funcionários

Para fixar o conteúdo programático sobre Conjunto dos Números Reais e favorecer que os alunos vivenciassem um momento de descontração e preparo especial para a realização da primeira prova de Matemática, a professora Ana Flávia Stochiero Duarte realizou com as turmas do 8º Ano, dividas em duplas ou trios, o Jogo Real.   “Durante uma atividade de sondagem verifiquei que a insegurança e o temor frente à avaliação eram, para uma grande parte dos alunos, fatores que (...)

Leia mais

“Gelatina generosa” alimenta a mente e coração das crianças e professoras do Infantil 3 A

Unidade: Funcionários

As professoras do Infantil 3 A, Maria Alice Lacerda, Najla Freire e Manuela Westin, convidaram as crianças para fazerem gelatina colorida com leite condensado na cozinha experimental. Na conversa que realizaram para preparar as crianças antes da atividade, foi perguntado se teriam paciência para esperar a gelatina ficar pronta, pois todos deveriam esperar “um tempão” para que ela resfriasse e endurecesse. As crianças aceitaram o desafio! Segundo as docentes, é preciso trabalhar (...)

Leia mais

3º Ano B é estimulado a pensar sobre o futuro do Brasil

Unidade: Funcionários

As professoras do 3º Ano B, Ana Paula Lacerda e Tania Ferreira, sentiram a necessidade de conversar com as crianças sobre as manifestações ocorridas no dia 15 de março, em todo o país. Inicialmente, elas perguntaram se os alunos sabiam os motivos pelos quais o povo havia saído às ruas. Partindo do que disseram, sugeriram que cada criança respondesse a seguinte pergunta: Como posso contribuir para o futuro do meu país? As docentes pediram que cada um pensasse que parte caberia a (...)

Leia mais

Turmas do 1º Ano realizam trabalho de campo no Museu do Futebol

Unidade: Funcionários

As turmas do 1º Ano estão desenvolvendo nas aulas de Educação Física um projeto sobre as variadas formas de manifestação do Futebol. Para além das torcidas e times, o futebol é, sem dúvida, um elemento formador da nossa cultura. Iniciando o projeto, foi realizado um trabalho de campo no Museu do Futebol, localizado no estádio Mineirão, proporcionando aos alunos a possibilidade de conhecerem mais a fundo um esporte tão presente em suas vidas, em todas as suas formas de (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 3 B aprendem conceitos matemáticos de forma lúdica

Unidade: Funcionários

As professoras do Infantil 3 B, Kátia Correa, Alessandra Salles e Maria Alice Maciel, realizaram uma atividade com bambolês para introduzir os conceitos matemáticos. Os brinquedos foram distribuídos na quadra verde e a docente convocou as crianças, para que todas brincassem juntas de Coelhinho sai da toca. Ao perceber que estavam todos envolvidos na brincadeira, uma das professoras iniciou os comandos: “... dentro da toca... “...fora da toca”... “dois coelhinhos na toca...”. Os (...)

Leia mais

Manutenção do aquário é acompanhada pelos alunos do Fundamental ll e Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Um aquário compõe a parte da divisória entre os dois laboratórios - o de Química e Biologia e o de Física e Matemática. Os alunos do Fundamental II e Ensino Médio gostam de observar as diversas espécies de peixes e acompanhar a manutenção do aquário. Em duas tardes foi realizado um trabalho pesado, no qual foi retirada a água juntamente com a sujeira, lavado os vidros, as pedras e troncos. O resultado foi o melhor possível! Foram colocados ornamentos artificiais, que sujam (...)

Leia mais

Infantil 3 B aprende a cultivar a generosidade

Unidade: Funcionários

Os alunos do Infantil 3 B estão vivenciando o cultivo de um importante valor: a generosidade. Frequentemente as crianças chegam à sala de aula com algo que trouxeram de casa, para dividir com os colegas. Com pipoca, carambola, maçã, morango, dentre outras delícias, vivem momentos especialmente gostosos, nos quais é possível trabalhar sobre a importância de nobres sentimentos. Quem traz algo para dividir, o faz com muita alegria. Os colegas que recebem o bem, também experimentam (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 3 B vivem experiência de serem "ajudantes do dia"

Unidade: Funcionários

Todos os dias, após a realização da rodinha, a professora Kátia Côrrea faz um sorteio para verificar quem será o ajudante do dia. As crianças ficam atentas e na expectativa de que seu nome seja sorteado. O ajudante do dia usa um avental para identificá-lo e colabora com a professora em diversos momentos: ao entregar água para os colegas, no repouso e ao guardar os brinquedos, dentre outros momentos. São colaborações simples, na medida do que as crianças conseguem fazer, mas que (...)

Leia mais

Análise de mapas antigos e cartas náuticas enriquece o estudo no 6º Ano

Unidade: Funcionários

Para introduzir o conteúdo Cartografia, os alunos foram desafiados a analisar mapas antigos e cartas náuticas, para detectar elementos que eram utilizados nas representações do mundo conhecido no período das Grandes Navegações. Os alunos identificaram o registro de desenhos e de outras linguagens gráficas, a disposição espacial de elementos naturais e culturais, como rios, florestas, aldeias e fortes, utilizados para defesa do território. Segundo a professora de Geografia, Suely (...)

Leia mais