Infantil 2 aprende matemática com a natureza

Unidade: Chapecó | 18 Dec 2014

As professoras Débora Bortolotto e Jussara Zandonai planejaram uma linda experiência para estimular os alunos do Infantil 2: a chegada da galinha Tita, que veio do sítio da professora Débora e estava ficando choca, ou seja, preparando-se para chocar seus ovos. Chegando à escola a turma organizou um ninho para a galinha, todos colaboraram, mas, ela não quis chocar nele, juntou-se às outras galinhas da escola. Após ter se adaptado ao lugar, Tita escolheu onde seria seu ninho. No entanto, as crianças não sabiam onde ele estava e passaram dias procurando. Solicitaram ajuda de outros alunos da escola e do caseiro do Colégio, o senhor Giovani F. Pereira. Passados alguns dias a turma descobriu que o ninho estava embaixo da casa do caseiro.

“Explicamos para as crianças que a galinha fica em média 21 dias chocando os ovos, só sai do ninho brevemente para se alimentar e volta novamente para manter seus ovos quentinhos”, explicou a professora regente da turma, Débora Bortolotto.

A experiência proporcionou diversas oportunidades de aprendizagem, como algumas noções matemáticas, além de vivenciar o cultivo de alguns valores, como paciência, esforço, respeito e disciplina.

Nasceram 3 pintinhos de 16 ovos, pois devido a um período de muita chuva, não descascaram todos. “Aproveitamos para trabalhar que nem sempre as situações ocorrem como queremos...”, manifestaram as professoras.