Turma 5 do Turno Estendido analisa e desenvolve projetos futuristas

Unidade: Brasília | 11 Apr 2018

Trabalhando sobre o equilíbrio na natureza, a Turma 5 do Horário Estendido assistiu ao vídeo Planeta Terra, da BBC (Corporação Britânica de Radiodifusão), reproduzido no programa Fantástico, dia  04/03/2014. O vídeo apresentou dois projetos futuristas desenvolvidos em Milão.

Um deles denominado Floresta Vertical teve como objetivo limpar o ar da metrópole mais poluída da Itália – Milão – por meio do reflorestamento metropolitano vertical, em construções sustentáveis.

O outro denominado de Jardim da baía composto por três jardins à beira-mar em Cingapura teve como objetivo principal trazer o equilíbrio da natureza, perdido com o crescimento de construções, por meio do desenvolvimento sustentável. O projeto objetivou, ainda, a transformação da nação em um grande jardim.

"A ideia nasceu em Dubai, em 2007. Percebi como uma ‘explosão’, a presença de 30, 40 torres de vidro temperado, diante do meu grupo de estudantes. Começamos a imaginar, a raciocinar sobre a possibilidade de revestir tudo com plantas, ao invés de vidro. Mas não apenas com plantas ornamentais e sim com árvores verdadeiras, de 3, 5, 6, 9 metros de altura. Este projeto é uma casa de árvores onde moram os humanos", disse o arquiteto Stefano Boeri para a BBC Brasil.

A cobertura vegetal, vertical, acompanha as cores das estações. Durante o outono, a fachada das torres vai ganhar os tons de amarelo, vermelho e laranja. Na primavera, as flores irão colorir o condomínio. O edifício se torna um organismo vivo, literalmente.

O arquiteto defende a verticalização das cidades em contextos urbanos já desenvolvidos. "A ocupação de novas terras implica em maiores gastos com a infraestrutura de serviços. Temos que crescer em altura, mas com equilíbrio. Prédios entre 80 e 200 metros, no máximo, com muito verde. O fluxo de pessoas nas cidades é potente, penso no Rio de Janeiro, em São Paulo. O Bosco Verticale é uma contribuição a um novo "relacionamento" entre a natureza e a arquitetura e o homem", diz Boeri. Texto retirado do site BBC - Brasil

Com base nesses projetos futuristas, a turma desenvolveu, também, projetos que visam à busca do equilíbrio na natureza. Foram eles: a redoma, a floresta flutuante no lago Paranoá, o parque natural, o conservatório de espécies de plantas e animais, a cidade equilibrada, entre outros.

Essa atividade teve como objetivo não só apresentar projetos que visam a um futuro melhor para a humanidade, como também mostrar aos alunos que é preciso o ser humano ter mais consciências sobre a necessidade de encaminhar a resolução dos problemas que a natureza vem sofrendo nos últimos anos.