Notícias

Página: 493 de 839


4º Ano faz dinâmica sobre o poder da palavra  

Unidade: Florianópolis

Visando ressaltar a importância de usar as palavras com responsabilidade e sensibilidade, foi realizada uma dinâmica utilizando trechos da bibliografia logosófica, na qual se apresenta a imagem da palavra como um vagão de trem que leva o pensamento. As professoras elaboraram cartões utilizando a seguinte imagem: cada vagão continha uma letra e um trecho da bibliografia. As crianças encontravam cartões colados embaixo de suas mesas, depois liam texto e conversavam com o grupo sobre o (...)

Leia mais

Infantil 5A aprende a selecionar os habitantes da casa mental 

Unidade: Funcionários

As professoras Julieta Lima e Tais Veiga conversaram com as crianças sobre os pensamentos que habitam a mente, fazendo uma analogia da mente com uma casa mental. Cada criança foi manifestando os pensamentos que identificavam dentro dela. Depois da conversa, o desenho de uma casinha foi colocado no quadro e as professoras pediram aos alunos que fossem relacionando os pensamentos que nos fazem sentir bem e estimularam a escolha de bons moradores: bons pensamentos, que geram boas (...)

Leia mais

4º Ano vive situações desafiadoras na Educação Física

Unidade: Funcionários

Na intenção de movimentar o aluno e​ tirá-lo da “zona de conforto”, os professores de Educação Física Felipe Cerqueira e Gabrielle Dias planejaram aulas que oferecessem a oportunidades de tomar decisões, conhecer os próprios limites e cultivar a valentia. Aproveitando os espaços e materiais disponíveis, montaram aulas com atividades desafiadoras, onde os alunos precisavam ficar um tempo maior fora do chão ou saltar de uma altura maior, mas com segurança. O receio de (...)

Leia mais

​Muitas atividades diferentes enriqueceram a experiência do Infantil 2B

Unidade: Funcionários

O Infantil 2B tem realizado muitas atividades utilizando materiais diversos. Fizeram pinturas utilizando a esponja para carimbar, pintura com rolinho de papel com a ponta picotada, pintura com gelo, com cotonete e usando lápis de cor aquarelável. Fizeram também colagens usando bolinhas de isopor, areia, ponta de lápis de cor e outros materiais. As atividades foram muito divertidas e as crianças ficaram muito entusiasmadas. Em algumas oportunidades utilizaram a sala de Artes, um ambiente (...)

Leia mais

Projeto Escalada estimula Infantil 5​A​ a vencer desafios

Unidade: Funcionários

A escalada é um excelente recurso para atender os objetivos educacionais da Educação Física Escolar de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, pois as crianças são preparadas para uma atividade que inclui desafios que devem ser superados de forma individual. O projeto escalada favorece o desenvolvimento físico das crianças, promovendo atividades para coordenação motora ampla, equilíbrio corporal e estímulos para desafios individuais, como trabalhar a valentia, a coragem, (...)

Leia mais

5º Ano estuda Matemática com divertido jogo

Unidade: Funcionários

Utilizando cartas, com a representação de diferentes frações, os alunos praticaram, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos sobre equivalência. Os jogos favorecem o exercício da matéria aprendida, além de propiciar oportunidade de aprender a ganhar e a perder, a cultivar a atenção, a pensar antes de jogar e a ter paciência com o colega, entre outros valores. A atividade foi muito boa, os alunos se divertiram bastante durante o jogo e conseguiram avaliar a si mesmos, se (...)

Leia mais

5º B estuda sobre alimentação saudável e digestão

Unidade: Funcionários

Os alunos observaram um experimento sobre a influência da mastigação no processo de digestão e concluíram que ela facilita e acelera esse processo. Em seguida, participaram da aula com a nutricionista da escola, Ana Cecília Ribeiro e a professora de Ciências, Sarah Siqueira, sobre os nutrientes e a pirâmide alimentar. É importante que os alunos verifiquem, por meio de aulas práticas, como o conhecimento “dos livros” faz parte do dia a dia da vida de cada (...)

Leia mais

​Projeto do 1º Ano tem início com visita o Museu do Futebol

Unidade: Funcionários

As turmas do 1º Ano fizeram uma atividade super estimulante, como parte do projeto Futebol. Esse projeto possui varias etapas, sendo o trabalho de campo ao Estádio do Mineirão e Museu do Futebol sua primeira etapa. Durante a visita os alunos conheceram os bastidores do estádio: vestiários, camarotes, gramado e sala de aquecimento dos jogadores. No Museu do Futebol as crianças ouviram dos guias sobre sua história, sobre os fatos curiosos do estádio e sobre os jogadores que nele (...)

Leia mais

Experiências no Laboratório ajudam a fixar a matéria no 2º Ano do Ensino Médio​

Unidade: Funcionários

No Laboratório de Química os alunos da turma do 2º Ano usaram um sal cristalino de uma cor azul incrível! Os alunos prepararam soluções usando vidrarias de laboratório, como o balão volumétrico e cada grupo preparou uma solução do sulfato de cobre pentahidratado (sal de cor azul) com concentração diferente, observando que quanto mais concentrada fosse a solução, mais intensa se tornava a cor azul. A professora Fabiana Costa relata que “os alunos adoraram, ficando encantados (...)

Leia mais

Estudo de sólidos geométricos cria delicioso desafio para o 2º Ano

Unidade: Funcionários

Estudando sobre os sólidos geométricos, os alunos foram desafiados a pensar como construiriam um cubo e uma pirâmide, usando palitos de dentes e balas jujubas apenas. Eles adoraram o desafio e logo foram testando as hipóteses com muita alegria. Quando conseguiam concretizar os desafios, ficavam muito felizes. As professoras salientaram a importância de usarem a inteligência e de trabalharem em grupo para construir um novo aprendizado. As crianças participaram com muita alegria dessa (...)

Leia mais