Página: 492 de 839
5° Ano homenageia os 40 anos da Fundação Logosófica
A turma de 5º Ano realizou atividades em homenagem aos 40 anos da Fundação Logosófica. Na ocasião, as crianças fizeram visitas à Sede da Fundação, observaram a exposição histórica e viram imagens sobre as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Como agradecimento, as crianças escreveram textos, relatando a gratidão que sentem ao fazer parte deste ambiente tão especial. Confira: “Eu faço parte disso porque estudo no Setor Infantil e no Colégio... Aqui eu aprendi a (...)
Leia mais5° Ano aprende sobre o Sistema Cardiovascular e faz analogias com a própria vida
Durante o primeiro semestre de 2018, a turma do 5º Ano do Ensino Fundamental teve a oportunidade de estudar sobre o corpo humano. As professoras apresentaram aos alunos, utilizando o material Experimenta Ciência, o Sistema Cardiovascular. A turma pode ampliar a compreensão sobre os órgãos que fazem parte deste sistema, o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, e quais são os bons hábitos que favorecem o equilíbrio deste sistema. Para complementar a atividade, a turma (...)
Leia mais3º Ano B faz pesquisa sobre os cães e aprende muito
A turma iniciou um projeto cujo tema foi escolhido pelas crianças: Cães. Após algumas conversas com a professora Cristina Lauria, os alunos fizeram várias perguntas: Quantas raças naturais existem e quantas desenvolvidas em laboratório? Qual foi a primeira raça conhecida de cães? Por que os cães tem audição e olfato muito apurados? Quanto a mais do que o ser humano? Por que foram criados cães bravos em laboratórios? Como os cientistas criam cães em laboratório? Como os (...)
Leia maisProjeto "Imigrantes no Brasil" movimenta o 3º Ano B
A professora Maria Natália Serpa nos relata a experiência que a turma está vivendo: “Iniciamos nosso Projeto sobre os Imigrantes que vieram ao Brasil nos séculos XIX e XX. Um grupo de imigrantes foi o de japoneses, que chegaram ao Brasil a partir de 1908 para trabalhar no campo. Com eles aprendemos muito. Para conhecerem um pouco mais sobre essa experiência, o professor de judô Paulo Andrade foi à sala. Além de apresentar muitos aspectos sobre o judô, estimulou que as crianças (...)
Leia maisInfantil 5A aprende que há alimento para o corpo e para a mente
Julieta Lima e Tais Veiga, professoras do Infantil 5A leram para as crianças o livro Pior é impossível – uma salada de frutas muito estranha, de Aline França Russo. A leitura foi feita de forma dividida, o que favoreceu reflexões sobre cada parte lida. As professoras procuram estimular nas crianças o gosto pela leitura, aproveitando para conversar sobre muitos elementos importantes para a vida. De forma lúdica e teatral, relatando experiências semelhantes às que elas vivem, o (...)
Leia mais2º Ano A aprende a ter iniciativas ao fazer uso inteligente do observar e pensar
Após um pedido da Diretora do Colégio, que solicitou que cada turma estimasse a quantidade de copos descartáveis que utilizava por dia, os alunos do 2°A sentiram a necessidade de conhecer e pensar mais sobre o assunto e buscar um uso mais equilibrado dos descartáveis, propondo alternativas para toda a comunidade escolar. A turma dez cálculos e descobriu que, somente o 2°A usaria 10.000 copos descartáveis durante o ano de 2018, caso os alunos não mudassem de atitude. Escreveram uma (...)
Leia maisInfantil 3 aprende a praticar atitudes de bem e a se superar
Estimular valores, atitudes de bem e superação, buscando os motivos nos pensamentos e sentimentos, ou tentando descobrir quais movimentos mentais e sensíveis foram a base delas, faz parte da Pedagogia Logosófica. Tendo isto em vista, a turma do Infantil 3 está bastante estimulada com o projeto das superações! O objetivo é estimular o bem, ressaltando a parte boa de cada criança, valorizando seus gestos positivos, suas conquistas e superações para que queiram ser melhores. Ao (...)
Leia maisTurma do 1º Ano aprende realizando experiências com água
Ao longo deste trimestre, a água tem sido tema de muitas experiências da turma do 1º Ano. Inicialmente foi observada a presença de água nos alimentos; em seguida, os alunos compreenderam um pouco sobre evaporação, respondendo à pergunta: para onde vai a água das roupas? Agora, a turma está pesquisando como podem limpar a água. Estas atividades são propostas no Livro Experimenta Ciências, material didático de Ciências utilizado pelo Colégio Logosófico - Unidade (...)
Leia maisAprendendo sobre as rochas, os alunos do 3º Ano descobrem “O Rubi”
Com a visita do geólogo Henrique Cardoso Schmidt, irmão da nossa colega Ana, que apresentou seu conhecimento sobre os diversos tipos de rochas e as camadas tectônicas da Terra, a turma do 3º Ano do Ensino Fundamental iniciou seu aprendizado sobre as rochas. As crianças ficaram interessadas e também perguntaram muito sobre as pedras preciosas. Complementando o estudo, leram o conto O rubi, do livro Intermédio Logosófico, que narra a história de um geólogo e um grupo de pessoas (...)
Leia maisAlunos do 3º Ano confeccionam um livro em homenagem aos 40 anos da Fundação Logosófica de Florianópolis
Em homenagem aos 40 anos da Fundação Logosófica de Florianópolis, as professoras e crianças do 3º Ano realizaram, com a colaboração da professora de Artes Visuais, Vera Lúcia Melim Borges, um trabalho de releitura da obra: O abraço, do artista plástico Romero Brito. Neste contexto, foi desenvolvido com as crianças o conceito da amizade, que une os seres em um ideal superior. Cada uma realizou um texto, expressando os seus sentimentos. As professoras reuniram todos (...)
Leia mais