Notícias

Página: 492 de 839


5° Ano homenageia os 40 anos da Fundação Logosófica

Unidade: Florianópolis

A turma de 5º Ano realizou atividades em homenagem aos 40 anos da Fundação Logosófica. Na ocasião, as crianças fizeram visitas à Sede da Fundação, observaram a exposição histórica e viram imagens sobre as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Como agradecimento, as crianças escreveram textos, relatando a gratidão que sentem ao fazer  parte deste ambiente tão especial. Confira: “Eu faço parte disso porque estudo no Setor Infantil e no Colégio... Aqui eu aprendi a (...)

Leia mais

5° Ano aprende sobre o Sistema Cardiovascular e faz analogias com a própria vida

Unidade: Florianópolis

Durante o primeiro semestre de 2018, a turma do 5º Ano do Ensino Fundamental teve a oportunidade de estudar sobre o corpo humano. As professoras apresentaram aos alunos, utilizando o material Experimenta Ciência, o Sistema Cardiovascular. A turma pode ampliar a compreensão sobre os órgãos que fazem parte deste sistema, o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, e quais são os bons hábitos que favorecem o equilíbrio deste sistema. Para complementar a atividade, a turma (...)

Leia mais

3º Ano B faz pesquisa sobre os cães e aprende muito

Unidade: Funcionários

A turma iniciou um projeto cujo tema foi escolhido pelas crianças: Cães. Após algumas conversas com a professora Cristina Lauria, os alunos fizeram várias perguntas: Quantas raças naturais existem e quantas desenvolvidas em laboratório? Qual foi a primeira raça conhecida de cães? Por que os cães tem audição e olfato muito apurados? Quanto a mais do que o ser humano? Por que foram criados cães bravos em laboratórios? Como os cientistas criam cães em laboratório? Como os (...)

Leia mais

Projeto "Imigrantes no Brasil" movimenta o 3º Ano B

Unidade: Funcionários

A professora Maria Natália Serpa nos relata a experiência que a turma está vivendo: “Iniciamos nosso Projeto sobre os Imigrantes que vieram ao Brasil nos séculos XIX e XX. Um grupo de imigrantes foi o de japoneses, que chegaram ao Brasil a partir de 1908 para trabalhar no campo. Com eles aprendemos muito. Para conhecerem um pouco mais sobre essa experiência, o professor de judô Paulo Andrade foi à sala. Além de apresentar muitos aspectos sobre o judô,  estimulou que as crianças (...)

Leia mais

Infantil 5A aprende que há alimento para o corpo e para a mente

Unidade: Funcionários

Julieta Lima e Tais Veiga, professoras do Infantil 5A leram para as crianças o livro Pior é impossível – uma salada de frutas muito estranha, de Aline França Russo. A leitura foi feita de forma dividida, o que favoreceu reflexões sobre cada parte lida. As professoras procuram estimular nas crianças o gosto pela leitura, aproveitando para conversar sobre muitos elementos importantes para a vida. De forma lúdica e teatral, relatando experiências semelhantes às que elas vivem, o (...)

Leia mais

2º Ano A aprende a ter iniciativas ao fazer uso inteligente do observar e pensar

Unidade: Funcionários

Após um pedido da Diretora do Colégio, que solicitou que cada turma estimasse a quantidade de copos descartáveis que utilizava por dia, os alunos do 2°A sentiram a necessidade de conhecer e pensar mais sobre o assunto e buscar um uso mais equilibrado dos descartáveis, propondo alternativas para toda a comunidade escolar. A turma dez cálculos e descobriu que, somente o 2°A usaria 10.000 copos descartáveis durante o ano de 2018, caso os alunos não mudassem de atitude. Escreveram uma (...)

Leia mais

Infantil 3 aprende a praticar atitudes de bem e a se superar 

Unidade: Florianópolis

Estimular valores, atitudes de bem e superação, buscando os motivos nos pensamentos e sentimentos, ou tentando descobrir quais movimentos mentais e sensíveis foram a base delas, faz parte da Pedagogia Logosófica. Tendo isto em vista, a turma do Infantil 3 está bastante estimulada com o projeto das superações! O objetivo é estimular o bem, ressaltando a parte boa de cada criança, valorizando seus gestos positivos, suas conquistas e superações para que queiram ser melhores. Ao (...)

Leia mais

Turma do 1º Ano aprende realizando experiências com água

Unidade: Florianópolis

Ao longo deste trimestre, a água tem sido tema de muitas experiências da turma do 1º Ano. Inicialmente foi observada a presença de água nos alimentos; em seguida, os alunos compreenderam um pouco sobre evaporação, respondendo à pergunta: para onde vai a água das roupas? Agora, a turma está pesquisando como podem limpar a água. Estas atividades são propostas no Livro Experimenta Ciências, material didático de Ciências utilizado pelo Colégio Logosófico - Unidade (...)

Leia mais

Aprendendo sobre as rochas, os alunos do 3º Ano descobrem “O Rubi”

Unidade: Florianópolis

Com a visita do geólogo Henrique Cardoso Schmidt, irmão da nossa colega Ana, que apresentou seu conhecimento sobre os diversos tipos de rochas e as camadas tectônicas da Terra, a turma do 3º Ano do Ensino Fundamental iniciou seu aprendizado sobre as rochas. As crianças ficaram interessadas e também perguntaram muito sobre as pedras preciosas. Complementando o estudo, leram o conto O rubi, do livro Intermédio Logosófico, que narra a história de um geólogo e um grupo de pessoas (...)

Leia mais

Alunos do 3º Ano confeccionam um livro em homenagem aos 40 anos da Fundação Logosófica de Florianópolis

Unidade: Florianópolis

Em homenagem aos 40 anos da Fundação Logosófica de Florianópolis, as professoras e crianças do 3º Ano realizaram, com a colaboração da professora de Artes Visuais, Vera Lúcia Melim Borges, um trabalho de releitura da obra: O abraço, do artista plástico Romero Brito. Neste contexto, foi desenvolvido com as crianças o conceito da  amizade, que une os seres em um ideal superior. Cada uma realizou um texto, expressando os seus sentimentos. As professoras reuniram todos (...)

Leia mais