Turma do Infantil 1 vivencia período de adaptação com alegria e  muita superação

Unidade: Florianópolis | 12 Mar 2018

A turma do Infantil 1 está vivendo um período de adaptação muito estimulante! Para a maioria das crianças e famílias é a primeira experiência escolar.

Para viver esse momento com afeto e para que todos possam se adaptar com tranquilidade, as professoras prepararam a sala referência e realizaram atividades que fizeram com que as crianças se sentissem estimuladas para voltar ao Colégio, que ao se despedir da família se sentissem seguras em ficar no ambiente e pudessem criar vínculos com as docentes.

A cada novo dia as professoras proporcionam atividades que estimulam as crianças a explorar a sala referência, descobrindo tudo que nela existe, descobrindo-se, descobrindo os amigos e as docentes.

Entre os objetivos principais é que os alunos descubram nas atividades específicas o quanto podem se superar, quanto esforço precisam fazer, que ao entrar em contato com novas descobertas, como pintar com giz de cera e com tinta em papel pardo, exercitem a coordenação motora e que descubram e percebam as diferentes texturas e sensações que a tinta e a areia proporcionam.

Quando as crianças exploram os espaços externos do Colégio, quando entram em contato com a natureza ao sentir, observar e cheirar uma flor por exemplo, que elas possam perceber a sensibilidade se manifestando e assim  ir formando o conceito de ter gratidão pelo que temos na natureza.

Outra atividade que tem feito muito sucesso é a de colar e descolar objetos no papel contact e no avental de feltro que as docentes confeccionaram. Que sensação de descoberta mais feliz! Nesta atividade, uma criança de 1 ano e 9 meses tentou colar no papel contact e depois na parede e constatou que não dava para colar na parede. Neste momento foi possível perceber que ela havia entendido a proposta, pois disse para a docente “não cola”. =)

E é claro, sempre tem aquele colinho que as docentes dão com muito afeto quando começa o soninho ou a saudade da família. Estes são os momentos que vão formando os primeiros vínculos entre criança-docente-família e que permanecem para sempre!

“Adaptar-se é, portanto, preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias. O contrário seria nos enganarmos como prisioneiros de um inimigo invisível, real, porém que estaria continuamente abatendo nosso ânimo”. Pedagogia Logosofica