Projeto Trilha do Conhecimento é culminado com um divertido trabalho de campo

Unidade: Funcionários | 10 Dec 2014

As professoras de História e Geografia, Emanuele Berenice e Suely Coelho, iniciaram uma revisão, com os alunos do 6º Ano, de conteúdos estudados durante o ano, como pinturas rupestres, mapas antigos e vegetação, dentre outros. Os alunos foram estimulados a se tornarem pesquisadores dos assuntos estudados e pesquisadores de si mesmos, através do conhecimento de pensamentos que existem na mente e aprendendo a cultivar valores no relacionamento com o grupo.

Como culminação, os alunos fizeram um trabalho de campo, realizado em um sítio, no município de Nova Lima, no qual tiveram que, em equipes, desvendar várias pistas relacionadas a esses conteúdos de Geografia e História, citados anteriormente. Foram montados diversos espaços, como “trilha de pinturas rupestres”, “trilha dos ossos”, “trilha dos mapas antigos”, “sala sensorial”, dentre outros. Ao desvendarem essas pistas, os alunos encontraram um tesouro enterrado. Tiveram a oportunidade de cultivar diversos valores no grupo, como o respeito, tolerância, aprender a ouvir e a aceitar as diferentes opiniões.

Assim se manifestaram as professoras: “A atividade foi excelente! Os alunos se envolveram muito, participaram ativamente da busca pelas pistas e conseguiram, em muitos momentos, cultivar valores importantes para o relacionamento com o grupo”.

Alguns depoimentos de alunos:

O trabalho de campo do dia 22/10 foi o trabalho mais esperado e legal que já tive, pois, não só aprendemos como colocamos em prática tudo que aprendemos durante o ano.” Gad Alagia Ripari

Eu gostei muito do trabalho, porque além de me divertir eu pude aprender e utilizar meus conhecimentos já adquiridos!” Thamires Henriques de Lima

Eu adorei a excursão! Foi uma das melhores que participei na Escola, pois pude trabalhar com colegas que nunca tive a oportunidade de trabalhar.” Pedro Henrique Alves Lisboa

Eu gostei muito da atividade de campo, pois eu recordei da 1ª e 2ª etapa, aprendi a trabalhar em equipe e com a bússola, entre outras coisas importantes.” Augusto Romani Sofal

Na minha opinião o trabalho de campo foi bom e muito produtivo. Eu aprendi muitas coisas e me lembrei de outras que eu tinha esquecido. Eu acho que todos se comportaram bem. Eu acho que todos gostariam de repetir a atividade.” Lucas Guimarães Cantarino Ferreira