Notícias

Página: 461 de 841


3º A apresenta Momento Cívico que encanta a todos

Unidade: Funcionários

A turma apresentou os conhecimentos adquiridos no Projeto Imigrantes, realizado ao longo do ano. Ficou evidenciado nas crianças o respeito e admiração à diversidade do nosso país. Com o acompanhamento da professora Myrna Oliveira, elas cantaram músicas referentes aos principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil (Japão, Portugal, Espanha, Itália, Arabia e Alemanha) e apresentaram o ensinamento de González Pecotche que norteou o projeto Uns têm o que a outros falta, e o que (...)

Leia mais

1ºA realiza atividade sobre o livro “Segredinhos para Ampliar as Amizades”

Unidade: Funcionários

As professoras Priscila Pando e Juliana Domingues estimularam os alunos a escreverem uma carta coletiva para a turma de 1º Ano B, turno da tarde. A intenção era convidá-los a iniciar a leitura do livro Segredinhos para Ampliar as Amizades e posteriormente, fazerem trocas de alguns “segredinhos” que cada turma está tentando realizar, para ampliar as amizades entre os colegas.  Foi confeccionada uma caixa postal para uso comum de ambas as turmas, para a troca das (...)

Leia mais

Mostra de Cultura e Conhecimento do Fundamental II e Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Os alunos realizaram, com alegria e responsabilidade, a Mostra de Cultura e Conhecimento, que contou com apresentações, exposições e oficinas de vários estudos e projetos realizados ao longo do ano: sustentabilidade, consumo consciente, a história de Belo Horizonte, jogos de Inglês, diversidade, empreendedorismo, expressão musical (unida também à Física e à Matemática), culturas de diversos países, dança, questões em aberto na Física, trabalhos sociais em outras escolas de Belo (...)

Leia mais

Curso Infantil desenvolve projeto "Como tocar?"

Unidade: Funcionários

A professora Karina Haddad estimulou os alunos do Infantil a descobrirem como tocar os instrumentos da Sala de Música. Classificaram os instrumentos de acordo com a forma que fazemos para conseguir o som de cada um: Batendo: Tambor, coco, triângulo, prato, clave, agogô. Soprando: Flauta doce, flauta de bambu, berrante. Chacoalhando: Caxixi, ganzá, maraca. Raspando: Reco-reco Puxando e empurrando: Sanfona, violino. Instrumentos com formas variadas de tocar: Piano, violão, (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio e a termoquímica: o valor energético dos alimentos

Unidade: Funcionários

Para completar e ilustrar o conteúdo de termoquímica estudado teoricamente em sala de aula, os alunos tiveram que medir o valor calórico de um amendoim. Para fazer essa estimativa eles queimaram um amendoim, que foi aproximado de uma lata que continha 200ml de água. Com o auxílio de um termômetro foi medido a alteração de temperatura da água. Os alunos verificaram que o valor calórico do um amendoim foi usado para aquecer a água, quando o amendoim foi queimado. Com o dado da (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio tem aula de termoquímica no Laboratório

Unidade: Funcionários

No estudo de Termoquímica os alunos devem saber interpretar os experimentos que envolvam transferências de energia, saber investigar os comportamentos macroscópicos e interpretá-los conforme os conceitos de calor, transformações endotérmicas e exotérmicas. Em uma aula no Laboratório, os alunos aprenderam a usar o termoscópio, um aparelho que possibilita analisar a transferência de energia. Os eles utilizaram gelo, uma seringa sem agulha com 40ml de álcool, um secador de cabelo, (...)

Leia mais

3º Ano B se envolve muito com o projeto "Imigrantes no Brasil"

Unidade: Funcionários

Um dos grupos de imigrantes estudados foi os imigrantes italianos. Como a professora Maria Cristina Lauria é descendente de italianos, resolveu ensinar a fazer uma deliciosa pizza, prato tipicamente italiano e muito apreciado aqui no Brasil. Cada criança trouxe os ingredientes que mais gosta para o recheio e fizeram todo o processo. A professora Cristina explicou passo a passo e os alunos colocaram a mão na massa, literalmente. Misturaram os ingredientes e deixaram a massa descansar por um (...)

Leia mais

6º Ano aprende e se diverte muito na Trilha do Conhecimento

Unidade: Funcionários

Para aproximar as informações fornecidas nas disciplinas de Geografia e História, com as vivências dos alunos de modo a favorecer a aprendizagem e estimular os alunos a buscarem soluções para a convivência harmônica, realizou-se a 5ª edição da Trilha do Conhecimento, em um sítio em Brumadinho. Os alunos, agrupados em equipes, tinham por desafio desvendar enigmas e pistas para encontrar um tesouro enterrado. Desenvolver o prazer de aprender, através de uma atividade lúdica, que (...)

Leia mais

Infantil 5B cultiva a agilidade sem pressa

Unidade: Funcionários

Recordando o tema da agenda: Agilidade sem pressa, as professoras Ana Gabriela Lemos e Nadja Mangini prepararam uma brincadeira muito instrutiva: _ “E... valendo”, sinaliza a professora. Os jogadores recolhem as cartas de baralho; as “mamães” das bonecas se ajudam para reunir seus brinquedos em uma bolsa; os desenhistas param os desenhos e guardam seus estojos com as obras de arte... _ 1 minuto e 45 segundos! – volta a falar a professora – É um novo recorde! É assim que o (...)

Leia mais

1º Ano B culmina o projeto "Países" na Mostra de Conhecimentos

Unidade: Funcionários

O projeto de estudo escolhido pelo 1º Ano B foi sobre os Países, tema apresentado na Mostra de Conhecimento e Cultura. Além de curiosidades e características de cada país, os alunos também pesquisaram sobre os hábitos e costumes que cada um poderia aprender com a cultura do país estudado, como por exemplo: pontualidade, honestidade, organização, bondade, generosidade, dentre outros. As professoras Mariana Araújo e Marina Miranda resolveram trabalhar simultaneamente, o conceito de (...)

Leia mais