Página: 458 de 841
2º Ano do Ensino Médio faz novos experimentos em Química
Os alunos estudaram alguns fatores cinéticos que alteram a velocidade da reação entre os componentes do Sonrisal®. Eles se reuniram no laboratório, para estudar dois fatores: Efeito da temperatura do solvente (água) Superfície de contato do comprimido A proposta para essa prática foi a de analisar algo do cotidiano que se relacionasse com o estudo de fatores cinéticos, que podem fazer uma reação química ocorrer mais rápido ou mais devagar. Cada comprimido (...)
Leia maisInfantil 4A faz excursão ao Aquário Mundo das Águas
Para complementar o projeto de trabalho sobre os animais do fundo do mar, as professoras Maria Alice Lacerda e Cláudia Lustosa, planejaram uma bela surpresa. O objetivo foi o de levar as crianças a conhecerem de perto alguns dos animais que estavam estudando através de pesquisas que elas fizeram com suas famílias. Estas pesquisas foram apresentadas aos colegas, estimulando assim o gosto por aprender coisas novas. As professoras pensaram também em encantá-las com a beleza da Criação, (...)
Leia maisInfantil 3 realiza um desafiante circuito de equilíbrio
Os professores de Educação Física Fillipi Heringer e Ludmila Souza explicaram o circuito aos alunos, sugerindo que imaginassem que ele se constituía de uma ponte indígena, que passava por cima de um rio, no meio de uma grande floresta. O desafio era passar pelo circuito “ponte” sem molhar o pé no rio. Ao final do desafio os alunos foram premiados com uma surpresa, pelo esforço feito em cumprir, da melhor forma possível, o desafio. A Educação Física infantil é um excelente campo (...)
Leia maisInfantil 4 e 5 realizam atividades lúdicas usando boias de piscina
“Como podemos usar boia de piscina, se a Escola não tem piscina?” Essa foi a pergunta feita pelos professores de Educação Física, Fillipi Heringer e Ludmila Souza, para os alunos. A partir de algumas reflexões, as crianças perceberam que podemos adaptar e ressignificar objetos para muitos fins. Levar os alunos a exercitar a reflexão, a adaptação e a criatividade para solucionar problemas é muito válido e muito importante. Todos queremos que os alunos se desenvolvam, não apenas (...)
Leia maisInfantil 4A faz colar de conchas e exercita muitos valores
Um dos projetos realizados na turma do Infantil 4 neste semestre foi sobre os animais do fundo do mar. Dois coleguinhas foram à praia e trouxeram conchinhas do mar para presentear os demais. As professoras Maria Alice Lacerda e Claudia Lustosa, pensaram em inserir essa iniciativa no projeto e propuseram fazer um colar com as conchinhas e com miçangas, favorecendo também o desenvolvimento da coordenação motora fina, tão importante nessa faixa etária. Na mesma hora a turma concordou (...)
Leia mais6º Ano organiza “banquete dos deuses” para culminar os estudos sobre a Grécia Antiga
Após a finalização do conteúdo relacionado à Grécia Antiga, os alunos do 6º Ano sugeriram colocar em prática o que aprenderam e, para tal, organizaram um banquete dos deuses no Monte Olimpo! Os nomes dos principais personagens da mitologia grega foram sorteados entre os alunos. Cada um ficou responsável por pesquisar sobre o deus sorteado e criar uma fantasia e uma apresentação oral para o dia da festa grega. Sabendo que, na cultura grega, os deuses eram adorados e agraciados com (...)
Leia maisAlunos do 8º Ano refletem sobre o tema “agilidade sem pressa”
Para trabalhar o assunto Agilidade sem pressa, que é um dos subtemas de trabalho dentro do tema central A busca do equilíbrio, a professora de Matemática Amanda Melo planejou uma dinâmica para atender os alunos do 8° Ano. Nesta turma, o conteúdo proposto para o bimestre é Resolução Geométrica de Sistemas de Equações do 1º grau e, por meio dele, a docente pôde promover reflexões importantes sobre os conceitos de pressa, agilidade, atenção e consciência. Os alunos (...)
Leia maisInfantil 3 realiza dinâmica com bolinhas coloridas
A turma do Infantil 3 adora aprender novas brincadeiras! Estimuladas por esse interesse, as docentes Naiane Monique e Mariele Pires propuseram uma divertida dinâmica utilizando bolinhas coloridas. As professoras selecionaram cinco cores diferentes e misturaram em uma cesta. Cada aluno ficou responsável por uma cor. Ao ouvirem o som do apito precisavam se deslocar até o determinado recipiente e colocar a sua bolinha. Cada criança teve que repetir o trajeto cinco vezes para concluir a (...)
Leia maisAlunos do Infantil 2 realizam atividades para aprenderem sobre as cores primárias
As professoras do Infantil 2, Rosemary Gurgel e Cristiane, estão trabalhando sobre as cores primárias com as crianças. Uma das atividades propostas foi a de brincar com balões dessas cores (vermelho, amarelo e azul), consideradas puras. Elas brincaram de diversas formas: jogando o balão para cima, para os colegas, correndo atrás do balão, correndo com o balão na mão, sempre com muita atenção e suavidade para ele não estourar. Após a brincadeira, as crianças fizeram uma (...)
Leia maisInfantil 4 se diverte com o jogo “Pega Varetas Gigante”
Durante uma divertida manhã, as professoras Nirvana Arantes e Letícia Fajardo levaram a turma do Infantil 4 para explorar um brinquedo diferente no pátio de pedra da escola. As crianças ficaram muito animadas quando descobriram que seriam divididas em grupos para brincarem de Pega Varetas Gigante. A turma foi dividida em cinco grupos e as professoras recordaram com os alunos sobre as regras do jogo. Explicaram que para essa brincadeira dar certo, as crianças precisariam trabalhar em (...)
Leia mais