Infantil 3B confecciona brinquedo reaproveitando garrafas pet e folhas de revista

Unidade: Goiânia | 31 Dec 2017

Durante o ano letivo, as professoras Vanessa Veloso, Juliana Brasil e os alunos do Infantil 3B exploraram o conceito de preservação e desperdício envolvendo a educação financeira e os cuidados com o meio ambiente. Foi então que surgiu a ideia de criar um brinquedo reciclável, mas qual dentre tantas opções?

Algumas crianças manifestaram, ao observar a quantidade de garrafas, que poderiam brincar de boliche, usando uma bola para derrubá-las. As professoras estimularam os alunos a observarem atentamente as características das garrafas para que pudessem pensar em outras possibilidades.

A turma decidiu cortar as garrafas ao meio, criando duas partes para um mesmo brinquedo, pois assim poderia chamar um colega para brincar. Foi iniciado, então, a criação de um novo brinquedo.

As professoras cobriram as bordas das garrafas cortadas usando durex colorido. Para fazer as bolinhas da brincadeira, as crianças amassaram 3 folhas de revistas sobrepostas para aumentar a bola, e apertaram com firmeza para caber dentro da garrafa. Ao finalizarem, as professoras auxiliaram passando fita crepe nas mesmas.

Para finalizar, as crianças usaram a criatividade e determinaram como seria a brincadeira, descrevendo o modo de brincar e elegendo um nome para o brinquedo: PEGA BOLA.

“As crianças se divertiram muito, ficaram entusiasmadas com a possibilidade de transformar um material que poderia ser descartado em algo novo, e refletiram sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento para a preservação da natureza. Compreenderam que esta era uma ação de bem, envolvendo-se com interesse na criação desse novo brinquedo. Foi uma manhã prazerosa de aprendizado”, disseram as professoras.