Notícias

Página: 456 de 834


Alunos do 3º Ano estudam o gênero textual “fábula”

Unidade: Rio de Janeiro

O 3º Ano, sob a orientação da professora Rosane Coelho, realizou a reescritura de duas fábulas estudadas em sala de aula. Foi uma tarefa feita em dupla e o objetivo era trabalhar o gênero fábula, além de exercitar as habilidades individuais no grupo, desenvolvendo a escuta e aceitação da opinião do outro. “A Fábula é uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas e que apresenta uma moral. No entanto, a Pedagogia (...)

Leia mais

Turma do Infantil 1 prepara-se para 2019

Unidade: Florianópolis

A Turma do Infantil 1 realizou várias visitas às turmas do Infantil 2 durante o segundo semestre, com o objetivo de conhecer as salas, os colegas e professores, estimulando o preparo mental e sensível para o próximo ano letivo. Compreende-se que as mudanças precisam ser realizadas de forma gradual e com estímulos naturais para que a confiança surja e resulte em segurança para vivê-las. As professoras e alunos aproveitaram muitas tardes para conviver com as turmas do  Infantil (...)

Leia mais

2º Ano conhece a origem do Colégio Logosófico

Unidade: Florianópolis

As crianças do 2º Ano, durante o mês de agosto e setembro, estudaram a respeito das escolas, tanto as atuais quanto as de antigamente. Foram utilizadas diversas estratégias: entrevista com os pais para saber como eram as escolas na sua época, vídeos que mostravam a diferença entre as escolas e a leitura do livro A caminho da escola (de Rosemary McCarney e Plan International), que mostra fotografias de crianças em diferentes regiões do mundo e como elas fazem para ter acesso à (...)

Leia mais

Crianças do Infantil 3 descobrem as letras do alfabeto

Unidade: Florianópolis

Neste mês, a turma do Infantil 3 realizou a leitura do livro De A a Zanzibar, escrito por Grasiela Sousa da Silva do Nascimento e Marcos A. Faccio. De forma divertida e com lindas ilustrações, o livro traz palavras cujas iniciais são destacadas com o objetivo de apresentar o alfabeto às crianças que estão começando a ter contato com o mundo das letras. A turma ficou muito estimulada e surgiu uma pergunta muito interessante na roda de conversa: como se escreve um livro? As (...)

Leia mais

Infantil 2A aprende com nutricionista a fazer pãezinhos de legumes    

Unidade: Florianópolis

A turma do Infantil 2A recebeu a visita da Sra. Julieta Ferreira Ritta, nutricionista e mãe da colega Aisha, que na cozinha experimental ensinou a fazer pãezinhos de legumes e compartilhou seus conhecimentos na área da alimentação. A nutricionista explicou sobre a importância de cada ingrediente para o bom funcionamento do organismo e que, para as crianças crescerem fortes e saudáveis, é preciso ter uma alimentação balanceada. Os alunos participaram com gosto e literalmente (...)

Leia mais

Unidade Florianópolis intensifica práticas corporais de aventura

Unidade: Florianópolis

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da disciplina de Educação Física traz em seu documento que as práticas corporais de aventura são atividades que exploram expressões e formas de experimentação provocadas por situações de imprevisibilidade que se apresentam em um ambiente desafiador. No Colégio Logosófico de Florianópolis essas atividades são realizadas nas aulas/atividades de Educação Física pelo professor Willian Amorim, priorizando a prática ao ar livre, em contato (...)

Leia mais

Turma do 4º Ano vivencia uma dinâmica divertida na aula de Matemática 

Unidade: Florianópolis

A turma do 4º Ano participou de uma dinâmica muito divertida na aula de Matemática. Cada criança criou um problema matemático envolvendo uma das quatro operações (adição, subtração, divisão e multiplicação). Os objetivos da atividade eram criar uma situação para se fazer entender envolvendo a produção textual, exercitar o raciocínio matemático, além de serem recordados os conceitos de colaboração, paciência e atenção. As crianças trocaram os problemas e, em (...)

Leia mais

Infantil 2A aprende a brincar de bolinha de sabão com 1º Ano  

Unidade: Florianópolis

Para que as crianças do 1º Ano percebessem que podem passar conhecimento aos outros, assim como aprendem com González Pecotche e com tantos outros benfeitores da humanidade, as professoras propuseram a elas que ensinassem algo ao Infantil 2A. Como haviam aprendido sobre as brincadeiras por meio das obras de Ivan Cruz, decidiram ensinar a brincar de bolinha de sabão, e assim o fizeram. As crianças do 1º Ano mostraram-se muito generosas e cuidadosas com os pequenos, e tiveram muita (...)

Leia mais

Unidade Florianópolis promove a Feira do Conhecimento 2018

Unidade: Florianópolis

Todos nós vivemos muitas experiências que trazem a convicção que é o conhecimento que permite progresso, conforto e bem-estar físico e social. O que mais o conhecimento pode trazer? Como perceber o benefício de um conhecimento? Quais conhecimentos são importantes para o desenvolvimento da vida consciente? Que conhecimentos possibilitam estimular o pensar e o sentir na busca pela própria superação? Dentro do Projeto Institucional Patrono do Colégio, a Unidade (...)

Leia mais

Infantil 3 escala o Time da Superação e faz goleada de aprendizados

Unidade: Florianópolis

As professoras do Infantil 3 iniciaram a construção da imagem de um time de futebol tendo como referência a Copa do Mundo que aconteceu neste ano. Foi realizada uma reflexão sobre os valores e virtudes que devem ser cultivados para que uma equipe cumpra com seu objetivo e, foi concluído que, assim como um time de futebol, a turma do Infantil 3 também é uma equipe. Em um esquema de votação, foi escolhido o nome para o time e o mais votado foi “Time da Superação do Infantil 3”. (...)

Leia mais