Notícias

Página: 437 de 841


Turma do Infantil 5 participa de dinâmica com bambolê

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 5, que adoram aprender novas brincadeiras, ficaram estimulados com a dinâmica em equipe, utilizando bambolê, proposta pelas docentes Naiane Monique e Ana Clara. As professoras dividiram a turma em três grupos. As crianças foram organizadas em roda e com as mãos dadas. Em cada equipe, um aluno iniciava a brincadeira com um bambolê apoiado nos ombros. O desafio consistia em passar esse material para o colega do lado sem deixá-lo cair ou soltar a mão do seu (...)

Leia mais

“Hora da leitura” estimula alunos do Infantil 5

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do Infantil 5 demonstraram um grande interesse pelo manuseio e leitura de livros literários. Nesta semana, as docentes Naiane Monique e Ana Clara apresentaram para a turma a história Você troca?, da autora Nye Ribeiro. Nela, por meio de imagens e palavras-chave, a autora propõe uma troca entre objetos, animais, brinquedos e expressões de afeto. Após a leitura, as docentes exploraram o conceito de rima. Fizeram a releitura dos trechos da história e incentivaram as crianças a (...)

Leia mais

Equipe técnica e professores participam de curso de capacitação docente

Unidade: Cidade Nova

Neste início de 2019, a equipe técnica e demais docentes do Colégio Logosófico participaram do Curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e as Reformas Fundamentais da Educação, ministrado por Dácio G. Moura e Eduardo F. Barbosa. O curso abordou as organizações curriculares e percursos formativos, com objetivo de promover a revisão de práticas tradicionais de ensino e discutir possibilidades de metodologias ativas de aprendizagem na educação. Também foram tema do curso as (...)

Leia mais

Alunos do 6º Ano vivenciam aula prática no Laboratório de Ciências

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 6º Ano passaram por uma atividade que lhes permitiu vivenciar o processo de trabalho de um cientista. As invenções e as descobertas humanas deixaram a causalidade para ser construída por uma metodologia a partir de uma situação-problema. Os alunos tentaram descobrir o conteúdo de cinco caixas misteriosas, devidamente lacradas. Eles não puderam abrir a caixa e, para isso, utilizaram seus sentidos para descobrir o conteúdo. Essa atividade estimulou a observação, a (...)

Leia mais

Turmas do 6º ao 9º Ano iniciam os trabalhos de Produção de Texto inspiradas no tema anual

Unidade: Cidade Nova

As professoras do Ensino Fundamental 2, Jovelina Andrade e Luciana Vargas, iniciaram os trabalhos de Produção de Texto, com o intuito de despertar no aluno o interesse pela necessidade de buscar o conhecimento como instrumento para entender o mundo que o cerca. Durante as aulas, elas solicitaram que os alunos criassem uma capa para o caderno de Produção que represente o tema anual: O conhecimento amplia a vida. Após a confecção, foi realizada uma apresentação oral, em que cada (...)

Leia mais

Turma do Infantil 5 realiza trabalho com poema

Unidade: Cidade Nova

As professoras Naiane Monique e Ana Clara apresentaram aos alunos do Infantil 5 o poema Meu corpinho, da autora Ruth Rocha. A partir desse conteúdo, as docentes exploraram a consciência fonológica, por meio do estudo individualizado de algumas palavras e da identificação de rimas presentes no texto. Elas também promoveram uma reflexão sobre as funções e as características de algumas partes do corpo. Em um segundo momento, as professoras convidaram as crianças para encenar uma (...)

Leia mais

Unidade Cidade Nova realiza a Reunião Geral de Pais de 2019

Unidade: Cidade Nova

Na manhã do dia 20 de fevereiro foi realizada a Reunião Geral de Pais do Colégio Logosófico - Unidade Cidade Nova, coordenada pela diretora Sueli Martins. Com a presença de pais de todos os segmentos, a diretora iniciou a sua fala apresentando a todos a diretora administrativa Rita Salomé e a Equipe Técnica. Uma surpresa logo no início da reunião alegrou os pais que estavam no auditório: um vídeo com imagens de momentos alegres vividos na escola em 2019, pelas crianças e (...)

Leia mais

Infantil 3 realiza atividade com ficha do nome e alfabeto móvel

Unidade: Cidade Nova

Com o intuito de estimular os alunos a identificarem o próprio nome, em vários contextos, as docentes Regina Célia e Mariele Pires organizaram uma rodinha e apresentaram as fichas com o nome e foto de cada criança. Em seguida, os alunos receberam sua ficha na mesinha e todos tiveram a oportunidade de reconhecer as letras brincando com o alfabeto móvel para reproduzir a escrita do seu nome. Em outro momento, as docentes dividiram as fichas em dois grupos: meninas e meninos e (...)

Leia mais

Atividades estimulam a colaboração no Infantil 2

Unidade: Cidade Nova

A professora Rosemary Gurgel conversou com a turma do Infantil 2 sobre a importância da colaboração. Ela estimulou os alunos a refletirem sobre como se sentem quando têm a oportunidade de colaborar com a professora, com os colegas e em casa. Foi então que a docente explicou que cada dia uma criança irá colaborar entregando água para os colegas. “Iniciar essa atividade já no mês de fevereiro é muito importante para que as crianças aprendam o nome dos colegas e também comecem a (...)

Leia mais

Alunos do Infantil 4 realizam atividade para o desenvolvimento da coordenação motora

Unidade: Cidade Nova

As professoras Nirvana Arantes e Leticia Fajardo lançaram um desafio para a turma do Infantil 4: utilizar a tesoura para cortar tiras de papel e, depois, transformar essas tiras em pequenos pedacinhos. Cada criança recebeu a sua tesoura e uma folha colorida com tiras riscadas. “Os alunos se esforçaram para pegar na tesoura corretamente, cortando em cima de cada linha traçada no papel. Cultivaram a atenção, a paciência e, principalmente, a perseverança para serem valentes frente às (...)

Leia mais