Página: 437 de 841
Turma do Infantil 5 participa de dinâmica com bambolê
Os alunos do Infantil 5, que adoram aprender novas brincadeiras, ficaram estimulados com a dinâmica em equipe, utilizando bambolê, proposta pelas docentes Naiane Monique e Ana Clara. As professoras dividiram a turma em três grupos. As crianças foram organizadas em roda e com as mãos dadas. Em cada equipe, um aluno iniciava a brincadeira com um bambolê apoiado nos ombros. O desafio consistia em passar esse material para o colega do lado sem deixá-lo cair ou soltar a mão do seu (...)
Leia mais“Hora da leitura” estimula alunos do Infantil 5
Os alunos do Infantil 5 demonstraram um grande interesse pelo manuseio e leitura de livros literários. Nesta semana, as docentes Naiane Monique e Ana Clara apresentaram para a turma a história Você troca?, da autora Nye Ribeiro. Nela, por meio de imagens e palavras-chave, a autora propõe uma troca entre objetos, animais, brinquedos e expressões de afeto. Após a leitura, as docentes exploraram o conceito de rima. Fizeram a releitura dos trechos da história e incentivaram as crianças a (...)
Leia maisEquipe técnica e professores participam de curso de capacitação docente
Neste início de 2019, a equipe técnica e demais docentes do Colégio Logosófico participaram do Curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e as Reformas Fundamentais da Educação, ministrado por Dácio G. Moura e Eduardo F. Barbosa. O curso abordou as organizações curriculares e percursos formativos, com objetivo de promover a revisão de práticas tradicionais de ensino e discutir possibilidades de metodologias ativas de aprendizagem na educação. Também foram tema do curso as (...)
Leia maisAlunos do 6º Ano vivenciam aula prática no Laboratório de Ciências
Os alunos do 6º Ano passaram por uma atividade que lhes permitiu vivenciar o processo de trabalho de um cientista. As invenções e as descobertas humanas deixaram a causalidade para ser construída por uma metodologia a partir de uma situação-problema. Os alunos tentaram descobrir o conteúdo de cinco caixas misteriosas, devidamente lacradas. Eles não puderam abrir a caixa e, para isso, utilizaram seus sentidos para descobrir o conteúdo. Essa atividade estimulou a observação, a (...)
Leia maisTurmas do 6º ao 9º Ano iniciam os trabalhos de Produção de Texto inspiradas no tema anual
As professoras do Ensino Fundamental 2, Jovelina Andrade e Luciana Vargas, iniciaram os trabalhos de Produção de Texto, com o intuito de despertar no aluno o interesse pela necessidade de buscar o conhecimento como instrumento para entender o mundo que o cerca. Durante as aulas, elas solicitaram que os alunos criassem uma capa para o caderno de Produção que represente o tema anual: O conhecimento amplia a vida. Após a confecção, foi realizada uma apresentação oral, em que cada (...)
Leia maisTurma do Infantil 5 realiza trabalho com poema
As professoras Naiane Monique e Ana Clara apresentaram aos alunos do Infantil 5 o poema Meu corpinho, da autora Ruth Rocha. A partir desse conteúdo, as docentes exploraram a consciência fonológica, por meio do estudo individualizado de algumas palavras e da identificação de rimas presentes no texto. Elas também promoveram uma reflexão sobre as funções e as características de algumas partes do corpo. Em um segundo momento, as professoras convidaram as crianças para encenar uma (...)
Leia maisUnidade Cidade Nova realiza a Reunião Geral de Pais de 2019
Na manhã do dia 20 de fevereiro foi realizada a Reunião Geral de Pais do Colégio Logosófico - Unidade Cidade Nova, coordenada pela diretora Sueli Martins. Com a presença de pais de todos os segmentos, a diretora iniciou a sua fala apresentando a todos a diretora administrativa Rita Salomé e a Equipe Técnica. Uma surpresa logo no início da reunião alegrou os pais que estavam no auditório: um vídeo com imagens de momentos alegres vividos na escola em 2019, pelas crianças e (...)
Leia maisInfantil 3 realiza atividade com ficha do nome e alfabeto móvel
Com o intuito de estimular os alunos a identificarem o próprio nome, em vários contextos, as docentes Regina Célia e Mariele Pires organizaram uma rodinha e apresentaram as fichas com o nome e foto de cada criança. Em seguida, os alunos receberam sua ficha na mesinha e todos tiveram a oportunidade de reconhecer as letras brincando com o alfabeto móvel para reproduzir a escrita do seu nome. Em outro momento, as docentes dividiram as fichas em dois grupos: meninas e meninos e (...)
Leia maisAtividades estimulam a colaboração no Infantil 2
A professora Rosemary Gurgel conversou com a turma do Infantil 2 sobre a importância da colaboração. Ela estimulou os alunos a refletirem sobre como se sentem quando têm a oportunidade de colaborar com a professora, com os colegas e em casa. Foi então que a docente explicou que cada dia uma criança irá colaborar entregando água para os colegas. “Iniciar essa atividade já no mês de fevereiro é muito importante para que as crianças aprendam o nome dos colegas e também comecem a (...)
Leia maisAlunos do Infantil 4 realizam atividade para o desenvolvimento da coordenação motora
As professoras Nirvana Arantes e Leticia Fajardo lançaram um desafio para a turma do Infantil 4: utilizar a tesoura para cortar tiras de papel e, depois, transformar essas tiras em pequenos pedacinhos. Cada criança recebeu a sua tesoura e uma folha colorida com tiras riscadas. “Os alunos se esforçaram para pegar na tesoura corretamente, cortando em cima de cada linha traçada no papel. Cultivaram a atenção, a paciência e, principalmente, a perseverança para serem valentes frente às (...)
Leia mais