Notícias

Página: 410 de 840


Alunos do 6º Ano realizam cálculos usando estimativas

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 6º Ano foram juntos com o professor Jair Carvalho até a Quadra de Esportes do Colégio para estimar distâncias, tamanhos e medidas utilizando palmos, pés e passos. Essa atividade teve por objetivo familiarizar os alunos quanto a medições utilizando instrumentos adequados e por aproximação. Assim, eles tiveram a oportunidade de comparar essa situação com as que utilizam os instrumentos de medidas e verificaram que é possível um valor de forma mais criteriosa. Foi (...)

Leia mais

Alunos do 7º Ano ficam entusiasmados com estilo literário "Conto de Suspense"

Unidade: Cidade Nova

Nas aulas de Produção de Texto, dando continuidade ao gênero textual Conto, a professora Luciana Vargas apresentou aos alunos do 7º Ano o Conto de Suspense. Ela apresentou as principais características desse texto: tamanho, enredo, quantidade de personagens e o clímax, que é o momento mais importante da história. Ou seja, no conto há a introdução (ou apresentação), o desenvolvimento (ou complicação), o clímax e a conclusão (ou desfecho). Os alunos ficaram muito empolgados ao (...)

Leia mais

4º Ano aprende a olhar as horas no relógio analógico

Unidade: Cidade Nova

Olhar as horas parece algo simples, principalmente quando usamos um relógio digital. Mas como ensinar às crianças a identificar as horas num relógio analógico? Qual a importância desse conhecimento na vida delas? Aprender a identificar a hora em um relógio ou encontrar uma equação de tempo vai muito além de uma simples conta matemática. Os alunos do 4º Ano aprenderam esse conceito em uma aula interativa, usando relógios adquiridos pelo Colégio, para que pudessem manuseá-los e (...)

Leia mais

Turma 2 do Horário Estendido inicia atividades de Música

Unidade: Brasília

A Turma 2 do Horário Estendido vivencia com muita alegria o momento de descoberta na aula de Música. O professor Willian Fernandes, da WP Academia de Música, que faz parceria com o Colégio, apresentou alguns instrumentos novos às crianças, que puderam experimentar, cultivar a atenção e descobrir novos (...)

Leia mais

Alunos do Fundamental 2 recordam sobre os livros que leram na infância

Unidade: Brasília

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), as turmas do Fundamental 2 fizeram uma atividade para recordar os momentos de leitura na infância. Os alunos lembraram e compartilharam entre si, os momentos em que os pais liam histórias para eles dormirem. Recordaram do primeiro livro que leram, dos livros que marcaram suas vidas e refletiram sobre a importância de se resgatar o prazer pela leitura.  Todos participaram desse momento com muita alegria e carinho! Depois (...)

Leia mais

Turma do Infantil 3 observa o Outono

Unidade: Rio de Janeiro

Na última semana de março, a turma do Infantil 3 observou a estação Outono, quando as folhas caem e as frutas estão em alta. Os alunos fizeram um caminho de folhas secas, onde puderam sentir com os pés as texturas das folhas. Eles também registraram as cores do outono em dois momentos: um com a das folhas secas e a outra com tinta, fazendo o carimbo das mãos. As crianças se divertiram muito com as diferentes misturas de cores e as (...)

Leia mais

Alunos pesquisam sobre a evolução do Universo

Unidade: Rio de Janeiro

Após a leitura do livro Marcelo e a evolução do Universo, surgiu o questionamento:  "O Universo tem fim?". Durante a busca por esse e outros questionamentos, os alunos entenderam que o caminho a seguir com as inquietudes que surgiram está em identificar o universo que cada um tem dentro de si, com seus pensamentos, sentimentos, sensações e percepções que projeta um mundo de atitudes sensíveis e inteligentes na própria (...)

Leia mais

Turma do 4º Ano aprende sobre a transpiração das plantas

Unidade: Rio de Janeiro

A turma do 4º Ano, sob a orientação da professora Alessandra Marques, aprendeu sobre a transpiração das plantas realizando um experimento interessante. Em um vaso contendo uma planta viva e muitas folhas, os alunos envolveram com um saco plástico transparente um dos ramos da planta. Em seguida, desceram para o pátio do Colégio onde o vaso ficou exposto ao sol. Após alguns minutos, todos puderam observar que as paredes internas do saco ficaram cheias de gotas de água, pois o vapor (...)

Leia mais

9º Ano participa de aula bilíngue sobre a Segunda Guerra Mundial

Unidade: Rio de Janeiro

Os professores Bruno (Inglês) e Martha (História) se uniram para realizar uma aula bilíngue, no 9º Ano, sobre a Segunda Guerra Mundial. O docente de Inglês, um apaixonado confesso pelo assunto, trouxe materiais de seu acervo pessoal para essa empreitada em sala de aula. A aprendizagem ficou muito mais significativa, além de ter sido uma experiência diferente para os alunos. A alegria em aprender através da experiência pessoal, vivida pelos professores, foi um momento realmente (...)

Leia mais

Alunos do 1º Ano fazem obras de arte inspiradas na natureza

Unidade: Rio de Janeiro

Observando dentro do próprio Colégio, os alunos do 1º Ano fizeram uma pesquisa que se transformou em diversas obras de arte compostas por eles mesmos. Nesta atividade, a natureza foi representada pelo olhar das crianças. Dessa forma elas aprenderam que existem várias formas de olhar o mundo e de representar o que nos cerca e o que está em nosso (...)

Leia mais